Por: Diário Digital Castelo Branco
A delegação do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente de Castelo Branco acompanhar com muita preocupação o processo que agora tem o desfecho que é conhecido.
Em comunicado, o SITE-CSRA, que representa muitos dos trabalhadores da APTIV (Ex. Delphi), explica como se processou esta decisão governamental.
A comissão sindical esteve reunida a pedido da administração da empresa no dia 27 de Março a fim de os informar da sua decisão de recorrer ao lay off.
Esta situação de recurso ao lay off, considerada contraditória pelos sindicalistas, face ao compromisso assumido pela empresa com a comissão sindical no passado dia 24 de Março, já que o mesmo visava exactamente limitar o recurso a esta medida.
O SITE-CSRA diz ter sempre lutado para que o recurso ao lay off fosse a última opção e que a empresa tivesse que decidir levar a efeito, tudo fizeram para o evitar.
"Uma decisão destas, decorrido tão pouco tempo, após a empresa ter assumido esse compromisso levanta-nos legitimas dúvidas e apreensões sobre todo o processo. Por isso, consideramos que a empresa, ao recorrer ao Lay-Off, pôs em causa o compromisso nessa data assumida, pelo que para o SITE-CSRA o considera sem efeito.
Consideramos que a situação do lay off que agora a empresa vai levar a efeito é muito prejudicial para todos os trabalhadores e as suas famílias pois irão ver os seus rendimentos reduzidos e sabemos bem os constrangimentos que isso origina no seio das famílias. Assim, consideramos que nada impede a empresa de suportar a diferença entre o que paga a Segurança Social e a remuneração liquida de cada trabalhador, tanto mais que, finalizando o lay off, a empresa vai receber um salário mínimo por trabalhador e ainda fica isenta de pagamento à Segurança Social. Na última reunião que tivemos a 2 de Abril com a empresa já lhe dissemos que a empresa deveria assumir e suportar essa diferença", lê-se no texto enviado ao Diário Digital.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet