Por: Diário Digital Castelo Branco/Lusa
A Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB) identificou 42 empresas que recorreram ao ‘lay-off', num total de 3.162 trabalhadores
A Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB) lançou às empresas e entidades sediadas no distrito de Castelo Branco três inquéritos em três fases diferentes do estado de maturação dos efeitos da pandemia da covid-19 na região.
"Num universo de 1.840 ‘e-mails' enviados para empresas e entidades sediadas no distrito de Castelo Branco, obtivemos até dia 20 de abril cerca de 239 respostas, o que corresponde a 13,00% do universo de empresas para onde foram enviados", explica, em comunicado, a AEBB.
Os resultados apurados indicam que as situações de ‘lay-off', assinaladas correspondem a 42 empresas e abrangem já um número total de 3.162 trabalhadores.
Já no que diz respeito à classificação portuguesa de atividades económicas (CAE), 31% correspondem ao alojamento, 14% à indústria transformadora, 12% à indústria têxtil, 10% a atividades de consultoria, científicas, técnicas e similares, 07% a atividades de saúde humana e apoio social, 05% a construção e atividades imobiliárias e 02% a restauração e atividades financeiras e de seguros.
"Da amostra analisada, 66,11% são microempresas, 28,45% pequenas e médias empresas (PME) e apenas 05,44% são grandes empresas. Foi ainda apurado que 72,80% das empresas/entidades já acionaram medidas de apoio à atividade empresarial propostas pelo Governo", sustenta a AEBB.
Já em relação ao impacto na atividade da empresa, 88,2% dos empresários afirmaram que sentem "impacto negativo".
Das empresas que já acionaram medidas de apoio, 27% são situações de ‘lay-off', 17% apoios à tesouraria - linhas de crédito e 11% moratórias de crédito.
"Destaca-se ainda, mas com menor peso, outros apoios indiretos, como pessoal a trabalhar em casa e suspensões de hipoteca e apoio a famílias", conclui a associação.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet