Foi sob o mote “A importância das abelhas e dos polinizadores para a Agricultura, o Ambiente e a Economia” que o Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar (CATAA) de Castelo Branco comemorou o Dia Mundial da Abelha através da realização de um Seminário online, transmitido em direto no canal de Youtube do CATAA.
Segundo a informação enviada ao Diário Digital Castelo Branco, o Seminário online teve 318 visualizações, contou com a participação de três investigadores convidados e decorreu da organização
conjunta do CATAA, do Centro de Competências da Apicultura e da
Biodiversidade (CCAB) e da Federação Nacional dos Apicultores de Portugal
(FNAP). Teve o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco, da Associação
Inovcluster e do ICNF.
Na primeira intervenção, Ofélia Anjos, docente do Instituto Politécnico de Castelo Branco e investigadora integrada do Centro de Estudos Florestais (CEF), apresentou o tema “Pólen apícola: caracterização e consumo“. Seguiu-se a intervenção de Carlos Aguiar, docente do Instituto Politécnico de Bragança e investigador integrado do Centro de Investigação de Montanha (CIMO), que desenvolveu o tema “Coevolução plantas com flor - insetos
polinizadores”. O último interveniente foi Henrique Azevedo Pereira, investigador do Centre for Functional Ecology – Science for People and the Planet (CFE) da Universidade de Coimbra, que falou sobre “A Ciência ao serviço da Apicultura”.
O “World Bee Day”, designação atribuída pela Organizações das Nações Unidas
(ONU) como forma de alertar o Mundo para a crise dos polinizadores, comemora-se a 20 de maio. O “World Bee Day” foi assinalado pela primeira vez em 2018, coincidindo com o aniversário de Anton Jansa, pioneiro em técnicas.