Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Economia 2 de outubro de 2020

Câmara de Penamacor mantém taxa mínima de IMI

Por: Diário Digital Castelo Branco/Lusa

A Câmara de Penamacor vai manter no próximo ano a taxa mínima de 0,30% para o Imposto Municipal Sobre Imóveis (IMI), acrescida da redução para famílias com filhos.

O valor foi aprovado por unanimidade na Assembleia Municipal, realizada na quarta-feira.

Na sessão, o presidente daquela autarquia do distrito de Castelo Branco, António Luís Beites, sublinhou que a decisão tem em conta o facto da atual condição financeira do município permitir acomodar medidas de apoio às famílias.

A taxa mínima também é aplicada aos prédios rústicos (0,80%) e o autarca lembra que estes valores já estão em vigor há alguns anos, prosseguindo uma política fiscal que tem como principal objetivo "zelar pelo interesse" da população.

Segundo sublinhou, além da componente de apoio à população, esta medida também pretende contribuir para que os proprietários dos imóveis possam continuar a fazer obras de melhoramento e requalificação.

Nesse sentido, frisou ainda que o município também tem outros benefícios fiscais para a reabilitação, designadamente com a constituição de Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) em todas as freguesias do concelho.

Além da taxa mínima, este município decidiu manter os descontos para agregados familiares com crianças menores, no valor de 20 euros para famílias com um filho, 40 euros para dois filhos e 70 euros para três ou mais filhos.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!