Por: Diário Digital Castelo Branco
O Sindicato dos Trabalhadores do Setor Têxtil da Beira Baixa apelou hoje às empresas para que apliquem os planos de contingência face à covid-19 e denunciou que "em algumas situações" a desinfeção dos espaços não está a ser feita.
"Sabendo nós dos casos positivos na nossa região, mais uma vez em ofício enviado a todas as empresas no dia 09 de novembro solicitamos às mesmas que tomem as medidas necessárias e que sejam aplicados os planos de contingência, pois em algumas situações não estão sequer a proceder à desinfeção dos espaços, nomeadamente do local de trabalho, espaços comuns e partilhados", afirma o Sindicato têxtil, afeto à CGTP, em comunicado enviado à agência Lusa.
Aquela estrutura sindical com sede na Covilhã, distrito de Castelo Branco, salienta a importância de se tomarem medidas "para que, dentro da medida do possível, os riscos de contração do coronavírus sejam eliminados ou reduzidos, salvaguardando, assim, possíveis ocorrências de contágio dos demais trabalhadores e suas famílias".
"Não queremos contribuir para a criação de situações de pânico mas, num momento como este, as empresas devem ter em conta que os trabalhadores e a sua saúde são o melhor ativo para garantir o presente e assegurar o futuro, e que estas são determinantes para que não tenhamos focos de contágio", acrescenta.
O apelo frisa igualmente que constituiu um dever das empresas prestarem uma "comunicação clara, transparente, objetiva e verdadeira" a todos os trabalhadores e representantes sindicais.
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.275.113 mortos em mais de 51,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 3.103 pessoas dos 192.172 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet