Por: Diário Digital Castelo Branco
As obras de reabilitação do antigo o edifício onde estava sediada a Esquadra da Polícia de Segurança Pública (PSP), na Rua António Augusto de Aguiar, na Covilhã, vai nascer o novo Centro de Incubação e Apoio ao Empreendedorismo.
Segundo informação a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso, a intervenção, está prevista no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), e a Câmara Municipal quer requalificar o edificado original, preservando o seu traço arquitectónico singular, dignificando-o através da criação de vários espaços de uso público, tendo em vista a promoção do empreendedorismo e a sustentabilidade de micro e pequenas empresas.
A localização estratégica deste Centro, no coração da cidade e perto da Universidade da Beira Interior (UBI), garante uma oportunidade única para enquadrar os jovens empreendedores num lugar que pretende potenciar o desenvolvimento de projetos criativos e inovadores. Esta nova infraestrutura, moderna e multifuncional, valoriza simultaneamente o património histórico no centro da cidade e estimula o desenvolvimento e a atividade empresarial.
A empreitada de reabilitação e restauro irá dotar o edifício de 6 gabinetes empresariais,16 lugares para coworking e colaboração, 2 oficinas, um auditório, um gabinete administrativo, uma sala de reuniões, um bar e ainda várias zonas de convívio.
O projeto prevê também a reestruturação do átrio/receção e a adoção de novas instalações sanitárias. No que diz respeito ao espaço exterior, a manutenção da traça do edifício original passará pela preservação dos elementos caraterizadores do imóvel.
O município pretende com este projeto criar no centro histórico da Covilhã um espaço flexível, fomentador de criatividade, potenciador do desenvolvimento e a instalação de atividades inovadoras, de carácter económico, cultural e social.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet