Covid-19: Fileira do queijo na região Centro em risco de “profunda crise”

A Associação do Cluster Agroindustrial do Centro (InovCluster) alerta para as dificuldades que a fileira do queijo na região está a passar face à covid-19 e disse que "se nada for feito", haverá uma "profunda crise" no setor.

  • Economia
  • Publicado: 2020-11-28 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco/Lusa

"Como se não bastassem os incêndios de 2017 e os períodos de seca por que a região ciclicamente passa, esta crise de saúde pública provocada pela covid-19 está a colocar em sério risco uma cadeia de valor que tem vindo a ser testada de ano para ano. As vendas de queijos estão a decrescer colocando os agentes numa situação catastrófica", afirma, em comunicado, aquela associação, com sede em Castelo Branco.

Há dificuldades para escoar o produto, o que levou "à sobrelotação das queijarias" e a constrangimentos a nível da capacidade de armazenamento e dos impactos negativos para os produtores de leite, visto que as queijarias "deixaram de poder manter a compra leite”, colocando os produtores numa situação de grande fragilidade.

"Temos de facto muita oferta de um produto de qualidade como é o caso dos Queijos da Beira Baixa DOP. São diferentes porque têm um nome e uma tradição de bem-fazer associada a esta região da Beira Baixa. A procura é que está muito fraca", afirma Joaquim Dias, da Associação de Produtores de Queijos do distrito de Castelo Branco (APQDCB), citado na nota de imprensa.

A InovCluster alerta ainda para o caso do Queijo com DOP [denominação de origem protegida] Serra da Estrela, onde a situação é mais grave.

"Estamos com uma quebra superior de 50% no número de vendas de queijo face ao período homólogo. Isto é dramático para não dizer insustentável, quando falamos da produção de um queijo com as qualidades intrínsecas e produção diferenciadora como é o caso do Queijo com DOP Serra da Estrela", sustenta Célia Henriques, técnica da Cooperativa dos Produtores de Queijo Serra da Estrela (EstrelaCoop).

Por seu turno, a Associação de Produtores Rabaçal (AproRabaçal) traça um cenário igualmente “negro” para os produtores do Queijo com DOP Rabaçal.

"Estamos a entrar numa fase crítica da nossa atividade que, caso não acontecer uma inflexão durante o mês de dezembro com as vendas do Natal, no limite, pode estar em risco todo o circuito associado à produção do Queijo Serra da Estrela DOP", desabafa Diana Ventura, técnica daquela associação, apontando para uma quebra na comercialização na ordem dos 80%.

Diana Ventura também apela aos consumidores para “olharem bem” para o queijo que compram "em especial nas grandes superfícies comerciais" e verificarem se têm certificação e selo DOP.

A InovCluster também ressalva que "há um esforço concertado de dar a volta a uma situação particularmente desafiante".

"Estamos na linha da frente e no terreno para ajudar a reerguer toda uma fileira de agentes económicos locais do queijo com DOP da região Centro - desde os pastores, produtores de leite, queijeiros, distribuidores e fornecedores - na realização de uma verdadeira reestruturação e modernização do setor para que possamos, todos, fazer frente aos efeitos devastadores desta crise pandémica", concretiza Cláudia Soares, presidente da Inovcluster, Associação do Cluster Agroindustrial.

Fruto do projeto da Valorização dos Queijos com DOP da Região Centro, "há todo um trabalho de campo que já está a ser feito, por forma a reduzir ao máximo o impacto sentido devido às restrições geradas pela pandemia, isto para que os seus efeitos negativos sejam minimizados quer a montante (na produção de leite), quer a jusante (na produção e comercialização de queijos)", conclui Cláudia Soares.

PUB

PUB

PUB

PUB