Por: Diário Digital Castelo Branco
O Município de Vila Velha de Ródão tem um novo Plano Estratégico de Desenvolvimento, cujo objetivo é ser o referencial de orientação e apoio à decisão e ao desenvolvimento do concelho até 2027.
Em comunicado enviado ao Diário Digital Castelo Branco, a Câmara Municipal de Vila velha de Ródão refere que "o Plano Estratégico de Desenvolvimento 2020-2027, vem substituir o anterior plano do município, datado de 2004".
O documento foi elaborado pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) e pretende constituir-se como um referencial de orientação e um instrumento estratégico institucional de apoio à decisão e ao desenvolvimento do concelho nos próximos sete anos.
"Trata-se de um documento alicerçado no presente que, a partir de uma análise das características socioeconómicas e culturais do concelho, incluindo as suas potencialidades e ameaças, procura indicar linhas de ação para a definição de um novo ciclo de desenvolvimento sustentável, tendo por horizonte o futuro a médio/longo prazo", lê-se na nota.
Citado no documento, o presidente da autarquia Luís Pereira, sustenta que, passados 16 anos do último estudo, "se justificava” voltar a “olhar para o concelho com um olhar simultaneamente próximo, dada a proximidade do IPCB ao território, mas também distante, por se tratar duma instituição com uma abordagem científica rigorosa e com capacidade crítica, o que representa uma mais-valia".
"Este é um documento aberto para suscitar uma discussão alargada sobre o futuro de Vila Velha de Ródão, pelo que convidamos todos a lê-lo com atenção, pois só com o contributo de todos concebemos a construção desse futuro", conclui Luís Pereira.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet