Por: Diário Digital Castelo Branco
Os vereadores do Partido Socialista (PS), Joana Bento e Sérgio Mendes, no acompanhamento do impacto que o encerramento das atividades comercias e empresariais provocou nos rendimentos do cidadãos, comerciantes e empresários do concelho do Fundão, apresentaram, na última reunião do executivo camarário, um desconto de 50% na factura de água e de saneamento no período compreendido entre dia 15 de Janeiro e o mês seguinte ao da previsível retoma.
Segundo a informação enviada ao Diário Digital Castelo Branco, este desconto compreenderia as atividades encerradas ao abrigo do Decreto n.º 3A/2020 publicado em Diário da República n.º 9/2021, no dia 14 de janeiro de 2021 e ainda teria como critérios ser aplicado a micro e pequenas empresas que empregassem, à data do apoio, 3 trabalhadores.
A proposta dos vereadores do PS não teve acolhimento junto da maioria PSD que refutou questionando qual o impacto orçamental que tal medida poderia vir a ter. Joana Bento, retorquiu indicando que a viabilidade da proposta tinha cabimento na apelidada “flexibilidade” destinada, em sede de orçamento 2021, à “componente do orçamento do município destinado ao Covid 19”.
"Os vereadores do PS entendem que, no exercício da sua legitimidade democrática, para além de cumprirem o seu papel de oposição à maioria no executivo, têm o direito e acima de tudo o dever, de apresentarem propostas que contribuam para a boa governação e para a melhoria das condições de vida da população do concelho e das empresas que enfrentam, face ao contexto pandémico, dificuldades acrescidas", lê-se na nota de imprensa.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet