Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Economia 10 de fevereiro de 2021

Fundão: PSD critica proposta dos vereadores do PS de redução em 50% da fatura da água e saneamento das empresas

Por: Diário Digital Castelo Branco

"Numa altura de pandemia, em que se pede o máximo de ponderação e respeito pelas pessoas e empresas que estão a atravessar um momento crítico das suas vidas, fomos surpreendidos como uma proposta verdadeiramente grotesca que mais parece uma rábula do Programa de Ricardo Araújo Pereira 'Isto é gozar com quem trabalha', afirma o Partido Socialista (PS) em comunicado de imprensa. 

No documento enviado ao Diário Digital Castelo Branco pela Comissão Política Concelhia do PS do Fundão refere que "Os Vereadores do Partido Socialista vieram propor que as empresas do Fundão que empregassem até três trabalhadores para as atividades encerradas ao abrigo do Estado de Emergência, entre o dia 15 de Janeiro e o mês seguinte ao da retoma, apenas pagassem 50% da água e saneamento.

O PSD acha que a esta medida chega a ser uma afronta para quem está encerrado, pois as empresas não só não conseguem abrir os seus negócios para laborarem e pagarem salários, vem o PS do Fundão propor, quando as empresas estão encerradas e sem consumos, que tenham uma redução na fatura da água e saneamento.

Quando se esperava que os socialistas, pela sua proximidade ao Governo, pudesse anunciar alguma medida salvadora do estado crítico em que se encontram todas as empresas atualmente fechadas, "o PS do Fundão conseguiu propor uma medida absolutamente inócua e inconsequente", lê-se na nota. 

Recorde-se que esta foi a única proposta apresentada pelo Partido Socialista no vasto programa de medidas que a autarquia apresentou.

O PSD fundanense, sublinha ainda que, "a permaente e sempre mansa atitude do Partido Socialista com a defesa da região e do Fundão junto do Governo e o estilo populista com que fala localmente, como se tudo fosse obrigação da câmara municipal. Sempre mais preocupado em defender o Governo no Fundão, ao invés de defender os interesses do Fundão junto do Governo.

Contudo, não fosse a Câmara, as crianças e jovens deste concelho, apesar da obrigação do Estado Central e das promessas do Governo, não teriam computadores para terem acesso à plataforma de ensino à distância.

Todas as medidas são poucas e insuficientes para amenizar os efeitos socioeconómicos desta pandemia, nem ninguém tem o monopólio das “boas ideias”. No entanto, elas têm mais do nunca de ser eficazes e complementares entre si. A Câmara Municipal do Fundão apresentou um conjunto de medidas, que podem e devem ser alvo de contributos de toda a sociedade para serem melhoradas, mas devem fazer sentido", concluem os sociais democratas. 

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!