Por: Diário Digital Castelo Branco
A Câmara da Covilhã, no distrito de Castelo Branco, quer criar uma rede de carregamento para veículos elétricos, que contará com 43 pontos e integrará todas as freguesias do concelho.
A rede será criada no âmbito de uma concessão, sendo que o município aprovou o lançamento do concurso para apresentação de propostas, tal como foi explicado no fim da sessão privada do executivo.
"Trata-se de uma medida inovadora e que responde às expectativas da proteção e salvaguarda do ambiente", informou o vereador José Armando Serra dos Reis, que presidiu à sessão em substituição do presidente Vítor Pereira.
Por seu turno, o vereador com o pelouro da Administração Geral e Finanças, José Miguel Oliveira, frisou que este projeto não vai ter custos para a autarquia, porque deverá ser a empresa que venha a ganhar a concessão que deve instalar os postos, ficando a explorá-los.
"A ideia é termos mais um serviço disponíveis para os nossos concidadãos e em todo o concelho", frisou José Miguel Oliveira, acrescentando que tal também vai permitir que os utilizadores possam "usufruir dessa nova tecnologia amiga do ambiente".
Segundo a informação, estão abrangidas as 21 freguesias do concelho e os restantes pontos vão ser distribuídos pela zona urbana da cidade, abarcando os vários pontos estratégicos.
Na sessão de hoje foi ainda dado a conhecer que foram apresentadas oito propostas no âmbito do concurso de mobilidade da cidade, que está a decorrer e cujo prazo de apresentação de candidaturas terminou a 29 de janeiro, decorrendo agora o período de avaliação.
Além disso, também foi lançado a obra no âmbito do sistema ciclável na Avenida Europa, no valor de 297 mil euros, com a requalificação da zona pedonal e criação da ciclovia na área interior dos passeios.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet