Por: Diário Digital Castelo Branco
Os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova têm abertas as candidaturas ao Programa de Apoio à Produção Nacional (Base Local dirigido às micro e pequenas empresas do território de abrangência da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa constituída pelos concelhos acima referidos.
Segundo a informação enviada ao Diário Digital Castelo Branco, o objetivo deste Programa consiste na criação de um instrumento de política pública de apoio direto ao investimento empresarial produtivo, que terá como objetivo estimular a produção nacional, com enfoque no setor industrial e no sector do turismo, entre outros setores relevantes para estimular a produção nacional e a redução da dependência face ao exterior, primando pela agilidade de procedimentos, pela eficiência na gestão e pela eficácia nos resultados.
Neste contexto de necessidade de estimular a retoma económica, é importante apoiar a aquisição de máquinas, equipamentos, serviços tecnológicos/digitais e sistemas de qualidade, sistemas de certificação que alterem os processos produtivos das empresas, apoiando-as na transição digital, na transição energética, na introdução de processos de produção ambientalmente mais amigáveis e que sejam, simultaneamente, um estímulo à produção nacional, de modo a promover melhoria da produtividade das empresas num contexto de novos modelos de negócios. As empresas deverão assumir o compromisso de manter os postos de trabalho, não havendo a exigência de criação de postos de trabalho.
Com uma dotação orçamental indicativa do FEDER afeta ao presente concurso superior a 5 milhões de euros, o presente Aviso dirige-se principalmente às micro e pequenas empresas do sector da indústria extrativa e transformadora e do Turismo (Estabelecimentos hoteleiros; Turismo no Espaço Rural; Parques de Campismo e de Caravanismo; Restauração; e Organização de Atividades de Animação Turística).
O prazo para apresentação de candidaturas decorre até ao próximo dia 19 de março de 2021 e as candidaturas devem ser submetidas através do Balcão 2020.
Para obter mais informação, apoio e documentação, consultar:
http://www.cimbb.pt/comunicacao/noticias/2021/prog-apoio-prod-nacional.aspx
Mais se informa que a AEBB, através do seu ‘Gabinete de Apoio ao Investidor’ (GAI2020), presta informação sobre o presente aviso e outros apoios e incentivos financeiros e aconselhamento técnico na elaboração projetos de investimento.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet