Por: Diário Digital Castelo Branco
A Câmara Municipal apresentou a tabela de subsídios a atribuir às associações do concelho em 2021, onde se destaca a atribuição a uma associação com atividade pouco conhecida.
Apesar do regulamento já ter sido solicitado pelo Tribunal de Contas, e após uma consulta pública em 2020, o regulamento para atribuição de subsídios às associações do Município continua a não existir, permitindo, assim, que os mesmos sejam atribuídos sem critérios do conhecimento público.
O facto é que na última reunião do executivo camarário foi novamente apresentado para votação à vereação uma lista de subsídios para as associações do concelho, realçando à primeira vista, a atribuição de 29 250,00 euros a cinco ranchos folclóricos.
O comunicado de imprensa a que Diário Digital Castelo Branco teve acesso refere que "se pensarmos que foram atribuídos a cada rancho o valor de 5 850,00 enganamo-nos redondamente, pois mais de metade do valor total, apenas 14 250,00 são para atribuir aos ranchos de Escalos de Cima, Lardosa, Juncal e Retaxo. Os outros 15 000,00, mais de metade da verba, vão para o Grupo Típico O Cancioneiro de Castelo Branco, cuja atividade não é suficientemente notória para tal merecimento", lê-se no texto.
De referir que a única atividade conhecida é a existência de um museu desconhecido pelos albicastrenses e sem horário de funcionamento regular.
Não havendo atividade pública conhecida e tão pouco noticiada pelo referido rancho, tem este ao longo dos últimos dois mandatos recebido somas consideravelmente astronómicas sendo que, nas suas poucas deslocações, auferiu também do competente subsídio para as viagens.
E não havendo atividade publicitada pelo rancho, há contudo publicações regulares, comentários e partilhas frequentes, enquadradas no que poderá chamar-se poder político / partidário / autárquico como o que se apresenta, recolhido da sua página de Facebook, o que poderá dar razão à atribuição destas elevadas verbas.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet