Por: Diário Digital Castelo Branco
A Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB) considera que o prémio de Região Empreendedora Europeia, atribuído a Castelo Branco, vai conferir visibilidade à cidade e às estratégias empresariais locais.
"Foi com muita satisfação que a AEBB recebeu a notícia da decisão tomada pelo Comité das Regiões da União Europeia de atribuir à cidade de Castelo Branco o prémio de Região Empreendedora Europeia 2021-2022", refere, em comunicado enviado à agência Lusa, a associação empresarial.
A cidade de Castelo Branco foi distinguida na quinta-feira, como Região Europeia Empreendedora (EER), galardão atribuído pelo Comité das Regiões, que o presidente da Câmara considerou ser o reconhecimento europeu do trabalho feito ao nível do empreendedorismo e do desenvolvimento.
O Prémio Região Empreendedora Europeia (EER) é uma iniciativa do Comité das Regiões, em parceria com a Comissão Europeia, que identifica e recompensa regiões e cidades da União Europeia (UE) com estratégias empresariais pendentes e orientadas para o futuro, independentemente do tamanho, riqueza ou competências específicas.
"A primeira vez que foi atribuído foi a Lisboa, em 2015. Este reconhecimento ser agora atribuído a uma cidade do interior do país, é um sinal muito positivo dado pela União Europeia, de reconhecimento e de incentivo, que certamente servirá para que este município e esta região continuem a trabalhar e a desenvolver estratégias fortes e alinhadas, capazes de envolver os diversos atores regionais, para que a região se posicione de forma diferenciada, tanto a nível nacional como internacional", lê-se na nota.
A AEBB refere ainda que o rótulo "Região Empreendedora Europeia", recebido por Castelo Branco, "é um sinal de reconhecimento” e que “vai conferir, durante dois anos, 2021-2022, visibilidade à cidade, à região e em particular às estratégias empresariais locais".
Enquanto parceira do município de Castelo Branco, na implementação do plano de ação definido para os próximos dois anos, no âmbito deste prémio, a AEBB promete empregar todo o seu compromisso, empenho e experiência neste desafio de implementar estratégias e iniciativas para uma retoma económica bem-sucedida.
"Estaremos sempre disponíveis para contribuir e desenvolver estratégias conjuntas de desenvolvimento que afirmem esta região e que contribuam para o seu desenvolvimento sustentável", conclui.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet