Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 14 de maio de 2021

Covid-19: Centro Hospitalar Cova da Beira atingiu em março e abril o maior número de sempre em cirurgias

Por: Diário Digital Castelo Branco

O Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira (CHUCB) atingiu em março e abril o "maior número de sempre" em cirurgias programadas, disse à agência Lusa aquela unidade com sede na Covilhã, distrito de Castelo Branco.

Em resposta escrita enviada à agência Lusa, o CHUCB explica que começou no início de março o plano de recuperação de cirurgias programadas, "tendo-se registado nos meses de março e abril de 2021 os maiores valores mensais de cirurgias realizadas de sempre, na história do CHUCB".

Segundo acrescenta, tal levou a uma redução do número de doentes com maiores tempos de espera, sendo que a atividade cirúrgica urgente e prioritária nunca foi interrompida.

No que concerne às consultas presenciais, que "há muito foram retomadas", o CHUCB "tem registado também um incremento significativo", com o "mês de março a registar o maior número de consultas de sempre" e com a consequente redução dos tempos de espera.

No que concerne à covid-19, esta unidade de saúde tinha internados, na terça-feira, três doentes, dois em enfermaria (61 e 48 anos) e um em Unidade de Cuidados Intensivos (69 anos).

De acordo com os dados, nos dois últimos meses o CHUCB registou dois óbitos de doentes com covid-19.

Além disso, o dia com maior número de doentes internados em enfermaria covid-19 foi em 26 de janeiro, com 117 pacientes.

Ao nível da Unidade de Cuidados Intensivos, o pico registou-se em 11 de fevereiro, com 10 doentes internados com covid-19.

O dia com o maior número de óbitos foi em 31 de janeiro, com seis mortes.

A informação aponta ainda que a faixa etária prevalente na mortalidade, desde o início da pandemia, seguiu a tendência dos demais hospitais do país, centrando-se em doentes com idade mais avançada.

O CHUCB tem sede na Covilhã, distrito de Castelo Branco, e integra o Hospital Pêro da Covilhã e o Hospital do Fundão, abrangendo ainda a área do concelho de Belmonte.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.333.603 mortos no mundo, resultantes de mais de 160,3 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.999 pessoas dos 840.929 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!