Por: Diário Digital Castelo Branco
Anselmo Cunha, antigo presidente da Assembleia Municipal de Penamacor, vai desfiliar-se do PS e avançar com uma candidatura independente à liderança daquela Câmara, nas próximas eleições
Em comunicado de imprensa enviado ao Diário Digital Castelo Branco, Anselmo Cunha, 59 anos, explica que tomou a decisão por considerar que a já anunciada candidatura socialista do atual presidente daquele município do distrito de Castelo Branco não reúne condições para realizar um bom trabalho e por entender que é preciso construir uma alternativa.
"O projeto que pretendo construir assenta na conciliação de vontades, na união de esforços, na pluralidade de saberes e na mobilização estratégica de recursos", afirma, em comunicado.
O candidato promete uma "administração criteriosa e transparente, respeitadora dos princípios e valores democráticos".
Anselmo Cunha defende que o concelho precisa da união e de todos e compromete-se a acabar com o "ambiente de crispação" que se tem vivido, com o propósito prioritário de "criar condições favoráveis a que essa concertação de vontades e esforços resultem em benefício do território e das suas gentes.
"O concelho de Penamacor precisa de união e não de divisão", vinca.
Segundo acrescenta, "sem crispações comprometedoras", será possível vencer o "desafio de construir em conjunto um futuro para Penamacor".
Anselmo Cunha é dirigente na Direção Regional de Agricultura e Pesca do Centro (DRAPC) e foi presidente da Junta de Freguesia de Aldeia do Bispo, tendo também presidido à Assembleia Municipal de Penamacor, no anterior mandato.
O atual presidente da Câmara de Penamacor, António Luís Beites, anunciou no início da semana que se recandidata ao terceiro mandato, pelo PS.
Nas eleições autárquicas de 2017, o PS conquistou quatro mandatos e a coligação "Penamacor, um Concelho no Coração" elegeu um vereador.
Este ano, as autárquicas ainda não têm data, mas, segundo a lei, ocorrem entre setembro e outubro.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet