Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 13 de junho de 2021

Autárquicas 2021 já têm 5 candidatos em Castelo Branco

Por: Diário Digital Castelo Branco com Lusa

Cinco candidatos apresentam-se, para já, à corrida autárquica de 2021 em Castelo Branco, numa Câmara que desde 1997 é liderada pelo PS, quando Joaquim Morão conquistou a autarquia ao PSD de César Vila Franca. 

Para as eleições deste ano, no próximo mês de Outubro, são já conhecidas duas estreias, a nível nacional, em eleições autárquicas.

Em Castelo Branco, o Chega aposta em Rui Paulo Sousa, um empresário de 53 anos, que está apostado em obter pelo menos um vereador e cujo otimismo tem por base o resultado que o partido alcançou nas mais recentes eleições presidenciais no concelho, na ordem dos 18%.

Já o partido Reagir - Incluir - Reciclar (RIR), outro estreante nestas andanças, tem como cabeça de lista Jorge Azevedo, que quer ter o maior número possível de votos através da apresentação de "propostas credíveis" para o concelho.

Mas a maior surpresa para este ato eleitoral é mesmo a candidatura, como independente, do antigo presidente da Câmara Luís Correia, depois de, em março de 2021, a Comissão Política Concelhia do PS ter decidido anunciar o nome do professor e atual presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, como candidato socialista à Câmara Municipal, em detrimento daquele que, desde 2013, se sentou na cadeira da presidência do município.

Na base desta decisão está a perda de mandato decretada pelo Tribunal Constitucional, em julho de 2020, depois de decisões do Tribunal Administrativo e Fiscal de Castelo Branco e do Supremo Tribunal Administrativo, por o autarca ter assinado, na qualidade de presidente da Câmara, dois contratos com uma empresa detida pelo seu pai.

Contudo, em fevereiro de 2021, o Tribunal de Castelo Branco absolveu Luís Correia, que estava acusado de prevaricação em coautoria com dois empresários, um deles o seu pai.

O ex-autarca socialista decidiu abandonar a militância do partido e avançar com uma candidatura independente.

No PSD, o processo de escolha do candidato, o professor jubilado e ex-deputado social-democrata João Belém, também não foi pacífico.

As estruturas da concelhia e da distrital do PSD discordaram da escolha, que acabou por ser anunciada pela estrutura nacional social-democrata.

O município de Castelo Branco integra a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) e tem uma área de 1.438 quilómetros quadrados.

Segundo o portal Pordata, em 2019, o município tinha uma população residente de 52.090, sendo 25,9% idosos com 65 anos ou mais.

De acordo com a plataforma Eyedata, em 2018 o ganho médio mensal dos trabalhadores por conta de outrem era de 957,10, abaixo da média nacional de 1.168,42, enquanto o número de médicos por mil habitantes era, em 2018, de 4,78 (contra 5,39 a nível nacional).

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!