Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Economia 18 de junho de 2021

Município de Castelo Branco, AHRESP e Turismo do Centro juntam esforços no programa “250 anos, 250 sabores”

Por: Diário Digital Castelo Branco

O município de Castelo Branco e a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) , em parceria com o Turismo Centro de Portugal, lançaram o programa “250 anos, 250 sabores”, que tem o objetivo de atrair visitantes a este território e apoiar a recuperação económica dos agentes turísticos.

Com o Diário Digital Castelo Branco já adiantou http://www.diariodigitalcastelobranco.pt/noticia/56837/castelo-branco-250-anos-250-sabores-lanca-rota-gastronomica-para-atrair-turi o programa, que se prolonga até 30 de setembro, e é composto por duas iniciativas complementares. A primeira é uma Rota Gastronómica “Castelo Branco 250 anos, 250 Sabores”, que mostra os produtos distintivos de Castelo Branco a nível da gastronomia, dando a conhecer os produtos locais e a rede de estabelecimentos de restauração.

Os restaurantes aderentes, todos do concelho de Castelo Branco, disponibilizam aos clientes um menu especial “Experiência 250 anos", composto por entrada ou sopa, prato principal e sobremesa, este menu utiliza produtos endógenos de Castelo Branco, numa lista de 250 sabores disponível no site da AHRESP e para o qual contribuiu a InovCluster - Associação do Cluster Agroindustrial do Centro. O preço não pode ultrapassar os 18 euros.
Paralelamente, os visitantes de fora do concelho de Castelo Branco podem usufruir da oferta de um vale-estadia durante o período de duração da Rota Gastronómica, desde que façam as suas reservas diretamente nas unidades de alojamentos. Cada voucher tem o valor de 15 euros por noite, por quarto reservado, e terá de ser levantado no Posto de Turismo de Castelo Branco, com o comprovativo da reserva. Os vales podem ser usados nas noites de sexta-feira e sábado.

Os restaurantes e unidade de alojamento aderentes podem ser consultados em https://www.cm-castelobranco.pt/visitante/250-anos-250-sabores.
Também em curso está o lançamento em Castelo Branco, por parte da AHRESP, do programa “Seleção Gastronomia e Vinhos”, que tem também como objetivo promover a gastronomia e a restauração local, certificando a qualidade da oferta dos restaurantes. Este programa já certificou estabelecimentos de restauração dos territórios de Viseu Dão Lafões e Região de Coimbra, entre outras regiões, e avança agora para Castelo Branco.

Para poderem exibir nas suas instalações uma placa distintiva e um diploma do programa, os estabelecimentos selecionados necessitam de cumprir uma extensa lista de requisitos, que vão desde a formação dos colaboradores às boas práticas de higiene e segurança alimentar.

A qualidade e origem das matérias-primas, o empratamento e apresentação final do prato são igualmente elementos preponderantes na avaliação dos estabelecimentos.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!