Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 19 de junho de 2021

Autárquicas2021: Rui Alves é candidato pelo movimento "Castelo Branco Merece Mais"

Por: José António Baleiras

Rui Amaro Alves, professor do Instituto Politécnico de Castelo Branco, vai ser candidato independente à Câmara Municipal porque considera que "é possível fazer mais e bem melhor, em prol do desenvolvimento das gentes e do concelho".

Com 57 anos, Rui Alves é professor da Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco desde 1997, especialista em planeamento regional e urbano, e liderará a candidatura em nome do movimento independente "Castelo Branco Merece Mais".

"É uma candidatura espontânea e genuína, que nasceu da vontade de pessoas anónimas, mas interessadas e com participação cívica e de cidadania. É uma candidatura que a todos pertence e a todos serve e trata de igual forma", referiu o candidato na passada 5ªfeira, dia 17 Junho, na apresentação do movimento independente, no átrio da Escola Secundária Nuno Álvares, onde estudou.

Depois de já ter exercido funções de diretor-geral do Ordenamento do Território, de ter representado Portugal em várias organizações internacionais e de ter prestado consultadoria em várias autarquias do país, Rui Alves propõe-se ser presidente da Câmara de Castelo Branco para desenvolver um projeto assente em sete pilares: as questões sociais, a competitividade territorial, o 'cluster' do turismo/recreio e lazer, a sustentabilidade do ambiente e das alterações climáticas, a cultura e criatividade e o urbanismo sustentável e as cidades inteligentes.

No diagnóstico do concelho que quer liderar, diz que o município "tem vindo a perder, "continua e progressivamente, e de forma mais acentuada na última década, o estatuto de liderança e de motor do desenvolvimento da região".

"O concelho, as suas vilas e aldeias, ressente-se, a cidade padece e a região está anémica. Em estado dormente", declarou, acrescentando que a "atratividade é fraca e a dinâmica económica está, há muito, em definhamento progressivo".

O candidato reitera ainda a ideia de que "é possível fazer muito mais com os mais de 50 milhões de euros do orçamento municipal" e, apesar de reconhecer que "há alguns bons projetos" aponta o dedo ao que classifica de "inutilidades e dinheiros” mal empregados.

Definindo-se como uma pessoa frontal, pragmática e que não vira a cara às dificuldades, promete não ficar indiferente às necessidades do concelho.

"Não me resigno e não posso baixar os braços e por isso aqui estou", conclui.

Rui Amaro Alves, nasceu em Violeiro, freguesia de São Vicente da Beira, é casado, pai de 2 filhas e é residente em Castelo Branco. 

De acordo com a lei, as eleições autárquicas têm de ser marcadas pelo Governo para o período entre 22 de setembro e 14 de outubro.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!