Por: Diário Digital Castelo Branco
André Reis, empresário e consultor, vai ser o candidato da coligação PSD/CDS-PP à Câmara Municipal de Belmonte com o objetivo de dar uma "oportunidade real" de mudança ao concelho onde vai fixar residência, disse o próprio à agência Lusa.
"Quero, claramente, dar uma oportunidade real de mudança no concelho. Bem sabemos que, há praticamente 30 anos, este concelho é gerido pelas mesmas duas pessoas e que as candidaturas de alternativa que vão surgindo não têm sido uma verdadeira alternativa. É mais um perpetuar de um círculo vicioso que mantém tudo igual e é isso que queremos mudar", afirmou.
André Reis tem 33 anos, exerce funções de consultadoria de gestão e fiscalidade, tem uma empresa, e é natural de Tomar, estando em processo de transferência de residência para Belmonte, onde já tem lanços e "raízes" por afinidade, dado que a família materna da futura esposa é deste concelho.
O candidato garante que a mudança para Belmonte já estava decidida e que será mantida "independentemente do resultado das eleições".
Militante do CDS-PP, André Reis revelou que o desafio para liderar esta coligação lhe foi lançado pelo líder da distrital do PSD de Castelo Branco e que resolveu aceitar com o objetivo de "fazer algo positivo" pela terra onde vai viver.
Com o lema "Belmonte - Um Novo Rumo", esta coligação terá especial atenção à questão da "repovoação" do concelho para garantir a sua regeneração demográfica, que considera vital para a continuidade de um território muito envelhecido.
"Temos de criar condições para atrair empresas e postos de trabalho para que novas famílias jovens se fixem no concelho e que tenham efetivamente condições laborais que lhes permitam ficar", frisou.
Destacou ainda que este será um projeto que vai ouvir e que irá ao encontro do que "a população verdadeiramente quer e precisa".
"Será uma candidatura jovem e dinâmica, mas que não descura a experiência e que integrará pessoas com provas dadas em nome do desenvolvimento do concelho", acrescentou.
Nesse sentido, revelou que a equipa já está escolhida e que contará com José Mariano (antigo presidente da União de Freguesias de Belmonte e Colmeal da Torre) como número dois e com Ana Louro (que já fez três mandatos como secretária da Junta de Caria), que surge no terceiro lugar da lista.
De acordo com a lei, as eleições autárquicas têm de ser marcadas pelo Governo para o período entre 22 de setembro e 14 de outubro.
O primeiro candidato à Assembleia Municipal será António Cardoso Marques, professor da Universidade da Beira Interior.
Nas eleições de 2017, o PS, liderado por Dias Rocha, conquistou três mandatos e a coligação PSD/MPT dois.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet