Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 25 de junho de 2021

Edifício do "Liceu" de Castelo Branco inaugurou requalificação ao comemorar 75º aniversário

Por: José António Baleiras

O Secretário de Estado Adjunto do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel, inaugurou a requalificação do antigo Liceu de Castelo Branco, atual Escola Secundária Nuno Álvares, esta 4ªfeira, dia 23 de Junho, data em que o edifício da Escola assinalou o seu 75º aniversário da sua construção.

Acompanhado pelo Presidente do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, António Carvalho, para além do Secretário de Estado, estiveram presentes na inauguração das obras de requalificação o Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, José Augusto Alves, e a Delegada Regional de Educação do Centro, Cristina Oliveira.

As obras necessárias passaram pela substituição de telhados, de águas e saneamento, sistema de aquecimento, rede elétrica e informática. Construção de uma nova cozinha, refeitório e área social. Construção de novas infraestruturas desportivas, balneares e requalificação do ginásio. Requalificação das bibliotecas, centro de recursos, laboratório, salas de informática. Requalificação de todas as salas de aulas. 

Ao agradecer a "todos aqueles que aqui estudaram e trabalharam" António Carvalho afirmou que "O destino proporcionou a feliz coincidência de nos reunir aqui hoje, não apenas para comemorar o seu 75º aniversário, mas igualmente assistirmos à inauguração destas obras de requalificação". 

Afirmou que "nada disto" seria possível sem o trabalho de todos os professores, funcionários e todos aqueles que contribuíram para a sua gestão e administração da requalificação estrutural do edifício. 

O Presidente do Agrupamento Nuno Álvares, abordando o futuro da Escola Nuno Álvares não esqueceu de agradecer o empenho de todas as entidades envolvidas destacando o Ministério da Educação, à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e à Câmara Municipal, nomeadamente, ao ex-presidente, Luís Correia, pelo empenho que prestou a esta causa e para que estas obras fossem possíveis.

O Liceu de Castelo branco, aberto em 1848 como instituição de ensino, teve os seus primódios da sua atividade letiva em instalações provisórias da Misericórdia Velha, é deslocado para um palacete no largo da Sé em 1863, depois da derrocada das antigas instalações. Em 1911 foi instalado no Paço Episcopal,  atual Museu Tavares Proença Júnior, como Liceu Nacional de Castelo Branco. Inserido no chamado Plano de 1938 do Estado Novo foi instalado no atual edifício do arquiteto José da Costa e Silva cuja construção teve início em 1941 e concluída em 1944, contudo a sua inauguração oficial só decorreu em 2 de Maio de 1946. 

As obras da requalificação inauguradas na 5ªfeira, estiveram para avançar em 2011, data em que o projeto de remodelação e ampliação foi apresentado e que implicava um investimento de mais de 12 milhões de euros, acabou por ser cancelada. A Câmara Municipal de Castelo Branco foi a entidade que coordenou toda esta operação ao abrigo de um protocolo assinado com o Ministério da Educação, para além de esta ter comparticipado financeiramente, porque assumiu a contrapartida nacional na candidatura que entretanto foi feita.

O valor total rondou os 3,5 milhões de euros, e o diretor do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares (AENA), António Carvalho, afirma ter-se, assim, encontrado as melhores alternativas para que o impacto seja o menor possível no normal desenvolvimento das atividades letivas.

Ao agradecer a "todos aqueles que aqui estudaram e trabalharam" António Carvalho afirmou que "O destino proporcionou a feliz coincidência de b reunidos não apenas para comemorar o seu 75º aniversário mas igualmente assistirmos à inauguração das obras de requalificação". 

Ao se referir que "nada disto" seria possível sem o trabalho de todos os professores, funcionários e todos aqueles que contribuíram para a sua gestão e administração da requalificação estrutural do edifício. Ao elogiar o assessor da Direção, José Alberto Duarte, pelo seu trabalho de coordenação logística, não esquecendo o arquiteto, a empresa, os técnicos e serviços da Câmara Municipal. 

O Presidente do Agrupamento Nuno Álvares, abordando o futuro da Escola Nuno Álvares não esqueceu de agradecer o empenho de todas as entidades envolvidas destacando o Ministério da Educação, à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e à Câmara Municipal, nomeadamente, ao ex-presidente, Luís Correia, pelo empenho que prestou a esta causa e para que estas obras fossem possíveis.

Cristina Oliveira, Delegada Regional de Educação do Centro, afirmou que teve a sorte de ver este projeto crescer desde 2013/2014 e ter a oportunidade de o ver concretizado, de olhar para os anos, e estar hoje concretizado ao abrigo de programas participados pela comunidade europeia e bem geridos pela Escola e Autarquia.

O autarca, José Augusto Alves, declarou que o edifício da Escola Nuno Alvares mais compacto e que se teve de adaptar às novas comodidades, nomeadamente, às medidas tecnológicas, uma comodidade do nosso quotidiano que as escolas têm que ter, como já nos ensinou o primeiro impacto da atual pandemia, e que tivemos que melhorar e atualizar", afirmou José Augusto Alves, ao declarar que, para a Câmara, o ensino é uma prioridade para todas as escolas do concelho.

Já o Secretário de Estado, Carlos Miguel, ao se referir que existe a ideia que construir novo fica mais barato, o ministro destacou a memória que esta obra de requalificação representa a comunidade escolar e a para a cidade de Castelo Branco. Esta inauguração é um bom testemunho do que é uma boa requalificação.

O governante também se referiu ao espirito de cooperação entre o Município e o Ministério e afirmou para concluir a sua intervenção que "Gosto muito do conceito da municipalização do ensino básico, e quero aqui replicar o testemunho daquilo que foi feito aqui na Escola Nuno Álvares com este excelente trabalho. 

 

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!