Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 29 de junho de 2021

Penamacor aposta na recolha de Biorresíduos no concelho

Por: Diário Digital Castelo Branco

O Salão Nobre dos Paços do Concelho de Penamacor recebeu esta 2ªfeira, dia 28 de Junho, a sessão de apresentação pública da versão preliminar do Estudo para o Desenvolvimento de Sistemas de Recolha de Biorresíduos no Município de Penamacor.

Este estudo, que se encontra em consulta pública e que foi elaborado pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG), foi realizado no decurso de uma candidatura apresentada, através da Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB), ao Fundo Ambiental.

Segundo informação a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso, o Estudo para o Desenvolvimento de Sistemas de Recolha de Biorresíduos no Município de Penamacor tem como objetivo principal identificar as melhores soluções a implementar com vista a assegurar que os biorresíduos são separados e reciclados na origem ou recolhidos seletivamente com a máxima eficiência pelos sistemas em baixa e devidamente encaminhados para tratamento nas infraestruturas dos sistemas em alta, de modo a obter benefícios económicos e ambientais globais na sua valorização, evitando custos e, simultaneamente, impactos decorrentes da necessidade de eliminação deste tipo de resíduos. Assim, foram apresentados três cenários de sistemas de recolha de biorresíduos, relativos à recolha seletiva dos biorresíduos na via pública e/ou reciclagem na origem (compostores domésticos e comunitários), de modo a decidir sobre qual a solução que melhor se ajusta à realidade territorial do Município. Estes cenários/soluções podem ser consultadas na versão preliminar do estudo disponível na página de Internet do Município de Penamacor.

Presentes na apresentação estiveram Elisabete Monteiro e Jorge Gregório, do IPG, Carlos Santos, responsável da AMCB, Rui Batista, representante da Resiestrela, e o Presidente da Câmara Municipal de Penamacor, António Luís Beites Soares. António Luís Beites Soares realçou o excelente trabalho que a AMCB tem realizado na região e lembrou que, apesar deste ser um território fortemente rural, os municípios que a integram “têm feito muito para que este território seja ainda mais verde”. “Há um papel determinante da Associação de Municípios da Cova da Beira em várias áreas”, disse, enaltecendo, igualmente, o trabalho do IPG neste estudo. O vídeo da sessão estará brevemente disponível nas páginas de Internet do Município de Penamacor.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!