Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 29 de junho de 2021

"Sertã Envolve" dinamiza “Pedrogão Pequeno Com Vida “

Por: Diário Digital Castelo Branco

As entidades participantes e colaborantes do “Projeto Pedrogão Pequeno Com Vida” colocaram floreiras nas casas dos moradores, tendo havido forte adesão por parte dos residentes da Rua Eduardo Conceição Silva (rua principal) de Pedrogão Pequeno e foi lançado um roteiro turístico com locais de interesse a visitar na vila, no passado dia 19 de Junho. 

 

O Contrato Local de Desenvolvimento Social 4ª Geração (CLDS 4G) foi a entidade mobilizadora de recursos, coordenadora e promotora deste Projeto que contou com o apoio da Câmara Municipal da Sertã e com a colaboração da Escola Tecnológica e Profissional da Sertã (ETPS).

O projeto surgiu com o objetivo de “despertar consciências” e combater algumas das debilidades desta população, localizada num território marcado por uma forte ruralidade e interioridade. Pedrogão Pequeno é uma vila com locais de interesse paisagístico e cultural, com grande autenticidade onde a Estrada Nacional Nº 2 cruza o seu território, possuindo grande potencial para o desenvolvimento do turismo.

Com este projeto pretendeu-se que a população, entidades públicas e privadas da vila de Pedrogão Pequeno fossem capazes de promover e implementar ações da auto-organização e a coesão social. Contou com a adesão de duas associações locais de cariz recreativo   nomeadamente a Banda Filarmónica Pedroguense e Rancho Folclórico de Pedrogão Pequeno, a Junta de Freguesia, entidade pública local e uma entidade privada na área do turismo, a empresa Trilhos do Zêzere. O Município da Sertã, entidade publica concelhia que deu apoio técnico na elaboração do roteiro turístico e a ETPS na apresentação do Projeto aos residentes por uma aluna no âmbito da sua Prova de Aptidão Profissional. Procurou-se, assim, mostrar a importância da gestão organizacional no seio da comunidade.

O CLDS 4G congratula todos os envolvidos, entidades e moradores, que durante os oito meses com empenho e dedicação desenvolveram e implementaram Projeto de Pedrogão Pequeno Com Vida.

O programa CLDS 4G é cofinanciado pelo POISE, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu. 

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!