Por: José António Baleiras
A já conhecida candidatura de João Belém à Câmara Municipal de Castelo Branco pelo Partido Social Democrata (PSD), tem agora o apoio partidário de uma coligação que faz lembrar, politicamente, a Aliança Democrata (AD) que o fundador do PSD, Francisco Sá Carneiro, dinamizou em 1980 com Diogo Freitas do Amaral, antigo presidente do Centro Democrata Social (CDS) e Gonçalo Ribeiro Telles, antigo presidente do Partido Popular Monárquico (PPM).
O ex-diretor do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano, professor aposentado e atual colaborador da delegação da Cruz Vermelha de Castelo Branco, apresentou esta 2ªfeira, dia 28 de Junho, a coligação partidária PSD/ CDS /PPM que apoiará a sua candidatura à Câmara Municipal. A apresentação decorreu no parque da cidade, onde foi apresentado José Calmeiro como mandatário da candidatura e que contou com a presença de Isaura Morais, Vice-presidente do Partido Social Democrata (PSD) Francisco Tavares, secretário-geral do Centro Democrata Social (CDS) e Luís Duque-Vieira presidente da distrital do Partido Popular Monárquico (PPM) de Castelo Branco.
“Candidato-me em nome de uma ideia de futuro para o Município de Castelo Branco, para que o concelho volte a ser o centro económico do desenvolvimento e recuperar a sua centralidade. Faço-o porque tenho a convicção plena que Castelo Branco tem condições para ser um concelho mais coeso, mais competitivo e mais próspero, onde imperam os valores da liberdade e a da justiça, da solidariedade, da transparência, do respeito pelas divergências e da qualificação do debate político.
Faço-o com forte sentido de responsabilidade, pelo qual sempre pautei a minha atividade profissional, que a par da experiência, capacidade de trabalho e dedicação colocarei ao serviço do concelho de Castelo Branco.
Mas faço-o também com confiança. Confiança na equipa que me acompanhará na condução dos destinos do Município nos próximos 4 anos, confiança no empenhamento crítico dos cidadãos e na sua participação e intervenção cívica e política para a construção do bem comum que a todos diz respeito”, afirmou João Belém.
Promete empenhar-se e "fazer tudo" para que o concelho de Castelo Branco seja um "local ainda melhor".
No uso da palavra, Isaura Morais, Vice-presidente do Partido Social Democrata (PSD) agradeceu a João Belém por "emprestar o seu prestígio à candidatura que futuramente ficaremos todos a ganhar por ser o candidato que se apresenta pela positiva e de uma forma construtiva, trabalhar por Castelo Branco.
O Secretário-geral do CDS, Francisco Tavares, felicitou João Belém pela idoneidade que o seu passado profissional implementa à coligação. "O senhor representa a condição imprescindível para se ser o próximo presidente de Câmara", afirmou ao felicitar o candidato.
Já o Mandatário, José Calmeiro, Ex-Diretor-Delegado dos SMAS de Castelo Branco, Ex-Presidente das Águas da Covilhã, Ex-Administrador da EPAL e Ex-Administrador do Grupo AdP, afirmou que "estava eu no meu sítio em Freixal do Campo, terra da minha origem, quando recebi o convite para ser Mandatário da candidatura do Dr João Belém, a qual aceite com muito gosto. O dr João Belém e eu somos da mesma geração mas nunca fomos amigos próximos e por isso desengane-se quem pensar que aquilo que me traz aqui hoje é uma decisão de amigo ou de velha camaradagem. Tive sempre um bom relacionamento pessoal com o Dr João Belém, mas o que me levou a aceitar o convite foi o facto de considerar que ele representa precisamente o perfil de candidato que a coligação PSD, CDS e PPM precisa" declarou José Calmeiro.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet