A Câmara Municipal de Castelo Branco inaugurou na sexta-feira passada, dia 25 de Junho, o primeiro abrigo para gatos, no âmbito do Programa CED (Captura, Esterilização e Devolução), no parque de estacionamento da Rua Cadetes de Toledo.
A iniciativa insere-se na estratégia municipal de controlo de colónias de gatos,
desenvolvida pela autarquia, em articulação com o Centro de Recolha Animal.
Segundo informação enviada ao Diário Digital Castelo Branco, nesta primeira fase serão colocados no concelho dez abrigos, oito em Castelo Branco, um na freguesia de Alcains e um na freguesia de S, Vicente da Beira. O município vai ainda distribuir alimentação, junto das tutoras das 29 colónias existentes no concelho, e fomentar a adoção responsável de cães e gatos.
Em comunicado enviado pelo seu Gabinete de Apoio ao Pessoal, substituto do ex-Gabinete de Comunicação, José Augusto Alves, presidente da Câmara, afirma que
“somos um município amigo dos animais. Com estes abrigos e com o trabalho
desenvolvido pelas várias tutoras, estamos certos que os animais terão melhores
condições, e é esse o nosso objetivo.”.
A autarquia está ainda a levar a cabo um trabalho de esterilização de animais, numa
parceria com o Centro de Zoonozes da Escola Superior Agrária de Castelo Branco.
As colónias já identificadas no concelho têm um total de 380 gatos.
No último ano, foram capturados 293 para serem esterilizados e devolvidos às respetivas colónias. Durante esse tempo, foram adotados 91 animais.
O Centro de Recolha Animal permitiu também a adoção de 158 cães. Foram recolhidos 232, tendo sido restituídos aos donos 54 cães.