Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 14 de julho de 2021

Autárquicas2021/Castelo Branco: PSD acusa direção nacional de “desrespeito” pelos órgãos locais

Por: Diário Digital Castelo Branco

A Concelhia do PSD de Castelo Branco expressa o seu “total desagrado” com a atitude da Comissão Politica Nacional (CPN) do partido que acusa de “manifesto desrespeito” pelos órgãos e pelas escolhas locais do candidato às autárquicas.

Em comunicado enviado ao Diário Digital Castelo Branco, o PSD de Castelo Branco reage à decisão tomada recentemente pelo Conselho de Jurisdição Nacional (CJN) do PSD, que considerou "inválida" a indicação de João Belém para a Câmara de Castelo Branco por não terem sido respeitadas as regras do partido.

No caso de Castelo Branco, a CPN do PSD indicou o professor jubilado João Belém como candidato, quando o nome aprovado nas estruturas locais tinha sido o de Carlos Almeida, presidente da concelhia local.

À data, a Concelhia do PSD de Castelo Branco acusou a direção nacional do partido de desrespeitar os estatutos e de ter escolhido "unilateralmente e discricionariamente" o nome do candidato e referia que as consequências dessa decisão seriam "da integral e exclusiva responsabilidade do presidente do PSD, Rui Rio".

Agora, após a notificação do parecer emitido pelo CJN, relativo ao processo autárquico, e em particular à candidatura por Castelo Branco, a concelhia acusa a CPN do PSD de se ter sobreposto às normas estatutárias e às competências dos diversos órgãos políticos e níveis hierárquicos, “numa atitude de manifesto desrespeito pelos órgãos e pelas escolhas locais, sem qualquer precedente, sem qualquer justificação”.

Os social-democratas albicastrenses alertam ainda para que, no futuro, se tenham “bem presentes as consequências que tais decisões implicam”.

Adiantam ainda que resta aos órgãos políticos concelhios do PSD de Castelo Branco “expressar o total desagrado com esta situação, que põe em causa a confiança, a solidariedade e o normal relacionamento institucional entre órgãos do partido” e esperam que “sejam retiradas as devidas ilações e assumidas as devidas responsabilidades por quem assim decidiu”.

A concelhia realça que estas preocupações, com as inevitáveis consequências políticas, já tinham sido expressas, por carta, ao presidente do PSD, Rui Rio.

“Infelizmente, as preocupações manifestadas, em 12 de janeiro de 2021, não eram infundadas ou precipitadas. O tempo, assim, o demonstrou”, lê-se na nota.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!