Por: Diário Digital Castelo Branco com Lusa
O candidato da coligação PSD/CDS/PPM à Câmara de Castelo Branco, João Belém, afirmou hoje que quer fazer “da ética, da integridade e da transparência”, as bandeiras “do exercício da ação municipal”.
“Como já referi em anteriores intervenções faremos da ética, da integridade e da transparência, as bandeiras do exercício da ação municipal. Tenho toda a confiança nas equipas que me acompanharão na condução dos destinos do concelho, nos próximos quatro anos”, disse João Belém, durante a apresentação das listas da coligação à Câmara e Assembleia Municipal de Castelo Branco.
Para o candidato, o concelho de Castelo Branco tem-se caracterizado, nas últimas décadas, por um “elevado despovoamento” e por um “acentuado envelhecimento” da população, fruto da “ausência de políticas específicas direcionadas para o desenvolvimento económico e social”.
Esta ausência de políticas traduz-se, segundo João Belém, “numa incapacidade evidente para resistir às ameaças demográficas”.
“O futuro sustentável do concelho passa pela procura de respostas consistentes para ultrapassar a estagnação económica, pois Castelo branco tem condições para vir a ser um concelho atrativo para investir e visitar, acolhedor para viver, estudar, trabalhar”, sustentou.
O candidato da coligação PSD/CDS/PPM apontou algumas bandeiras para a campanha eleitoral, como a construção da barragem do Barbaído, como forma de garantir água em quantidade e qualidade para o abastecimento do concelho.
“O PS já podia e devia ter feito esta barragem, pois ela estava planeada desde 2000, tendo sido apresentada publicamente em 2002 e disponibilizado o dinheiro para a construir em 2007”, frisou.
A qualificação e certificação do aeródromo e a inclusão de Castelo branco na ligação aérea Bragança-Portimão e a criação de ligações regulares europeias, a abolição das portagens na A23, a criação de equipas de sapadores florestais nas juntas de freguesia, a reorganização da área da saúde, a criação do conselho municipal de cultura, a requalificação do parque de campismo, são de entre outras, bandeiras da coligação.
João Belém realçou que muitas das propostas avançadas pela coligação e que têm sido bandeiras dos social-democratas nos últimos anos, já foram apresentadas em Assembleia Municipal, liderada com maioria qualificada do PS, mas “foram sempre rejeitadas ou foram esquecidas”.
“Não devemos prometer o que não conseguimos, mas sim comprometermo-nos com o que podemos fazer. Temos que ser responsáveis e apontar caminhos, criar ideias, responsabilizar pessoas. Este é o futuro que se quer proporcionar a todos os munícipes”, concluiu.
Segundo o candidato é este compromisso de mudança que é assumido pela coligação PSD/CDS/PPM.
Nas eleições de 2017, o PS conquistou cinco mandatos, enquanto o PSD elegeu dois vereadores.
Na corrida à presidência da autarquia, além de João Belém (PSD/CDS/PPM)), foram até agora anunciadas as candidaturas de Leopoldo Rodrigues (PS), Rui Paulo Sousa (Chega), Luís Correia (MI – Sempre – Movimento Independente), Rui Amaro Alves (MI – Castelo Branco Merece Mais), Felicidade Alves (CDU) e Margaria Paredes (BE).
As eleições autárquicas realizam-se a 26 de setembro.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet