Por: Diário Digital Castelo Branco
A Junta de Freguesia de Tortosendo apresentou uma proposta para o Plano Ferroviário Nacional que nasceu de um estudo prévio, elaborado por um Tortosendense, que veio demonstrar a viabilidade de instalar na nossa freguesia, mais concretamente no parque industrial do Tortosendo (PIT), um terminal ferroviário de mercadorias.
A ferrovia assume-se já hoje e num futuro muito próximo, como um meio essencial para o transporte de bens. Estando a conjuntura europeia e portuguesa favorável à implementação de parques logísticos, a Junta crei que o Parque industrial do Tortosendo tem de aproveitar a localização que possuie junto à Linha da Baixa, para assumir um papel de hub logístico de toda a região.
Aquando da inauguração do troço Covilhã Guarda, a autarquia diz não ouvido dos responsáveis uma única palavra acerca do potencial de um Terminal Logístico Parque Industrial do Tortosendo. Nessa inauguração não ouviu nada acerca do potencial deste terminal para o concelho da Covilhã, sendo que vê um apoio total para criação de áreas semelhantes nas cidades do Fundão e Guarda.
Porque não querem que seja abandonada a ideia de um Terminal Logístico Parque Industrial do Tortosendo a Junta de Freguesia de Tortosendo levou a cabo esta iniciativa quando o Plano Nacional Ferroviário ainda está em discussão pública
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet