Por: Diário Digital Castelo Branco
Na sequência da recusa de anotação da coligação eleitoral pelo Tribunal Constitucional (TC), o movimento de cidadãos que se constituiu há cerca de 3 meses e liderado por Rui Amaro Alves, decidiu apresentar-se a votos pelo MPT – Partido da Terra e foi desta forma que entrou as listas no Tribunal de Castelo Branco.
Na entrega das listas estiveram presentes alguns apoiantes que quiseram marcar presença neste momento, assim como Rui Amaro Alves e Pedro Alves, mandatário do movimento 'Castelo Branco Merece Mais'.
Em comunicado enviado ao Diário Digital Castelo Branco, Pedro Alves, afirma que "foi um gosto ter sido convidado para mandatário deste movimento, uma vez que desde o início se identificou com o projeto e com as gentes desta terra que integram este movimento, por serem pessoas simples, que não vivem da política e que apenas pretendem contribuir com os seus conhecimentos, a sua vontade e o seu querer para o desenvolvimento do concelho.
Apesar dos elementos que integram este movimento independente não concordarem com a decisão do TC respeitam a mesma, mas isso não os impedirá de, quando oportuno, recorrer até aos tribunais europeus, uma vez que acreditam terem razão.
Rui Amaro Alves acrescenta, na mesma nota de imprensa que “quando se dificulta mais os movimentos de cidadãos a ir a eleições do que aos partidos políticos é a própria democracia que está em risco, o exercício da cidadania e a pluralidade de opiniões das sociedades ditas democráticas e desenvolvidas que estão a ser coartadas.
O líder deste movimento refere ainda que foram diversas as pressões exercidas, as ameaças e a coações dirigidas a membros do movimento, que reflete bem o quão incómodo este movimento se tornou para os poderes instalados e para as relações de dependência de algumas pessoas ao poder autárquico.
"Contra tudo e contra todos conseguimos manter esta candidatura de pé com o MPT-Partido da Terra, ao qual estamos muito gratos", afirma o movimento independente.
Desta forma, quer dar voz ao grupo de cidadãos que quer "fazer dele uma alternativa política credível às restantes candidaturas.
Tudo fizeram para que não fossemos a eleições, mas Castelo Branco Merece Mais está de pé e não se ajoelhou nem se vergou", concluiu o texto do 'Castelo Branco Merece Mais'.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet