Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 9 de agosto de 2021

Castelo Branco: Centenas de banhistas procuram albufeira da Barragem de Santa Águeda sem vigilância de nadador-salvador

Por: Ivo Vladimiro

A Barragem de Santa Águeda, situada na área territorial das freguesias de Povoa de Rio de Moinhos e Lardosa, no concelho de Castelo Branco, onde se escondem perigos existentes, nem sempre conhecidos pelos banhistas ao optarem por um espaço aquático sem vigilância e presença de nadador-salvador, está a tornar-se alternativa para centenas de pessoas que não têm o mar por perto.

Também conhecida por Barragem da Marateca, a albufeira, está atualmente sem qualquer tipo de proteção, sem avisos para quem se desloca para lá se refrescar.

"Eu gosto de trazer cá os meus netos porque é sossegado e a água é calma", explicou uma das senhoras que estava no local sem sequer se aperceber que não existia qualquer vigilância ou proibição na Barragem para banhos. A Água limpa convida e "as pessoas não sabem os riscos que correm. "A água é limpa e a encosta não é a pique", salientou outro jovem no local.

A albufeira de Santa Águeda não está classificada e não é considerada zona balnear mas centenas de pessoas vão a banhos na Barragem do rio Ocreza, onde está em estudo um regadio, e a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, já homologou o projeto, integrado no Programa Nacional de Regadios (PNRegadios)”, tratando-se do aproveitamento Hidroagrícola da Gardunha Sul, bloco da Marateca.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!