Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 10 de agosto de 2021

Autárquicas2021/Sertã: Candidato do PS ambiciona “inverter queda demográfica”

Por: Diário Digital Castelo Branco/Lusa

O professor Carlos Miranda, 56 anos, é o cabeça de lista do PS à Câmara Municipal da Sertã nas eleições autárquicas de 26 de setembro, tendo como ambição inverter a queda demográfica verificada no concelho.

Com o lema ‘Tempo de esperança’, o candidato socialista a este município do distrito de Castelo Branco disse hoje à Lusa que o programa eleitoral a ser apresentado a sufrágio visa “colocar em prática um projeto de desenvolvimento sustentado no concelho”, que passa por “inverter a queda demográfica” no município e por “dar à Sertã um papel de liderança na defesa de políticas públicas amigas do interior”.

Carlos Miranda disse que as debilidades do concelho, atualmente gerido por uma maioria PSD, passam pela “falta de liderança” e de “visão estratégica”, com um “executivo camarário amarrado a uma visão de desenvolvimento do século passado”, tendo apontado os problemas da “interioridade, demografia em queda, dificuldade de acesso a serviços essenciais como a saúde, incapacidade de fixar os jovens por falta de empregos” e insegurança no verão provocada pela sistemática ocorrência de incêndios florestais, como fatores negativos depressivos.

Nesse sentido, defendeu, os pontos chave de desenvolvimento e com potencial de crescimento passam pela “centralidade e dimensão populacional na região”, pelo grande potencial turístico que advém da qualidade dos recursos naturais, da gastronomia e da Estrada Nacional 2” e pelo “grande potencial do setor da floresta, dos produtos endógenos e das energias renováveis”.

Com a realidade concelhia desenhada, o candidato do PS traçou ainda as linhas gerais do seu programa eleitoral e que passam por “criar condições para dinamizar a economia e gerar emprego, colocar em práticas medidas de apoio à natalidade, assegurar a existência de serviços de saúde e educação de qualidade”, “defender o ambiente e potenciar os recursos naturais” do concelho, para além de “dinamizar o setor da cultura” e de “colocar em prática políticas de apoio aos mais desfavorecidos e de combate à discriminação”.

Atual vereador socialista no executivo da Sertã, Carlos Alberto de Miranda está na vida política local há mais de vinte anos, na qualidade de deputado municipal, intermunicipal, secretário e depois presidente da Assembleia Municipal da Sertã, sendo esta a primeira vez que concorre como cabeça de lista.

Natural de Mira, residente na Sertã desde 1995 (atualmente na União de Freguesias de Cumeada e Marmeleiro), é professor e tem experiência empresarial na área do comércio, enquanto sócio-gerente de uma empresa que teve atividade no concelho.

O PS, que se apresenta com candidatos próprios às 10 freguesias do concelho da Sertã, apresenta como cabeça de lista à Assembleia Municipal José Pedro Leitão Ferreira, 53 anos, professor universitário, atualmente diretor da Faculdade de Ciências do Desporto da Universidade de Coimbra.

Além de Carlos Miranda, do PS, já foram anunciados os nomes de Ema Gomes, que concorre pela CDU, de Paulo Farinha Luís, cabeça de lista pelo PSD, de António Manuel Coelho, pelo BE, e de Marco Santos, que concorre pelo Chega.

Nas últimas eleições autárquicas, o PSD elegeu cinco elementos para o executivo e o PS dois.

As eleições autárquicas estão agendadas para o dia 26 de setembro.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!