Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 13 de agosto de 2021

Proença-a-Nova: Câmara cria posto de autotestagem à Covid-19 gratuito

Por: Diário Digital Castelo Branco

A Câmara Municipal de Proença-a-Nova já começou a oferecer aos munícipes a oportunidade de realizarem testes à Covid-19 de forma gratuita.

 O antigo Espaço Internet, no Parque Urbano Comendador João Martins, onde a iniciativa teve início esta quinta-feira, dia 12, e decorrerá até sexta-feira, dia 20 de agosto, servirá como posto de testagem. Em declarações ao Diário Digital Castelo Branco, o Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, frisa que “esta medida, que decorre num período curto, tem como principal objetivo complementar todas as outras que se encontram a ser realizadas de forma contínua pela Unidade de saúde Local, no sentido de mitigar eventual efeito na comunidade do surto observado na Santa Casa da Misericórdia”.

Para poder realizar o seu teste terá obrigatoriamente de efetuar um agendamento prévio, pelo número 932 740 005. O posto funcionará num horário compreendido entre as 09h30 e as 18h30, com pausa para hora de almoço das 13h00 às 14h30. Nesta fase, os testes oferecidos à população, limitados ao stock existente, tratam-se de Testes Rápidos de Antigénio, que servem para detetar qualitativamente proteínas específicas do SARS-CoV-2. Terão de ser realizados pela própria pessoa.

Esta medida surge numa altura em que se conhecem os novos números relativos à COVID-19 no concelho. A mais recente atualização da autoridade de saúde, realizada a 11 de agosto, revela mais seis casos positivos de COVID-19, três deles funcionários da Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova. O surto envolve, no total, 129 utentes e 26 funcionários. Três dos cinco utentes que inspiravam maiores cuidados foram internados no dia de segunda-feira na Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, encontrando-se estáveis. Os restantes utentes continuam a ser avaliados diariamente, apresentando-se sem sintomas ou com sintomas ligeiros. Dos testes realizados, foram detetados mais três casos entre a comunidade, elevando-se para 11. No total, o concelho apresenta assim 166 positivos, mantendo as 152 pessoas em vigilância (mesmo com teste negativo, terão de cumprir o isolamento profilático durante o período estipulado), 5 óbitos e 223 pessoas recuperadas desde o início da pandemia.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!