Por: Diário Digital Castelo Branco
A Unidade Móvel de Saúde (UMS) da Mutualista Covilhanense, implementada em 2016, tem servido a população das freguesias rurais do concelho da Covilhã, com especial incidência em pessoas com mais de 65 anos de idade e com limitações físicas ou geográficas de acesso.
Segundo informação a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso, em 2020, apesar do condicionamento causado pela pandemia de Covid-19, foram 11 as localidades servidas com regularidade. Foram realizados 467 rastreios / atos de enfermagem, 11 ações de sensibilização, 127 consultas médicas presenciais e 55 videoconsultas.
Depois de um interregno inevitável, por força da Covid-19, a Mutualista retomou a atividade da Unidade Móvel de Saúde no mês de junho, com consultas médicas e rastreio gratuito de glicemia e tensão arterial.
Até agora, foi atendida a população do Sarzedo; as localidades do Couto Mineiro; e Trigais. Nesta última localidade, foram efetuadas consultas médicas junto da população local e, nesta mesma oportunidade, e no âmbito de um projeto desenvolvido em parceria com a UBI, as consultas foram acompanhadas pelo aluno de Engenharia Informática desta universidade, Paulo Gama Barroso, que testou a interface da App de registo com aparelho de ECG (eletrocardiograma). A visita a Trigais ficou ainda marcada pela distribuição gratuita de material informativo disponibilizado pela seguradora Fidelidade.
Em julho, a Unidade Móvel de Saúde da Mutualista Covilhanense irá dar continuidade às atividades habituais nas localidades mais distantes do centro da Covilhã.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet