Por: Diário Digital Castelo Branco
A Câmara Municipal de Oleiros está a reforçar o combate à vespa velutina através da oferta de armadilhas de captura aos apicultores concelhios.
Os apicultores interessados devem dirigir-se às Juntas de Freguesia para se informarem sobre distribuição de armadilhas na sua localidade. Estas armadilhas contêm uma solução atrativa para esta espécie em particular.
Segundo a informação enviada ao Diário Digital Castelo Branco, este reforço surge da necessidade de dar resposta à presença crescente da vespa velutina, vulgarmente designada de vespa asiática, no concelho, assim como da dificuldade transmitida pelos apicultores concelhios ao Município através das Juntas de Freguesia.
Adicionalmente, a Proteção Civil Municipal acorre a todos os avistamentos de ninhos desta espécie, avaliando e eliminando os mesmos. O Município fortalece assim a resposta a esta ameaça, começando pelos principais lesados – os apicultores. Recorde-se que além de prejudicarem a produção de mel, as vespas asiáticas são predadoras das abelhas, tão importantes para a manutenção da biodiversidade e da polinização.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet