Por: Diário Digital Castelo Branco com Lusa
Luís Correia, cabeça de lista do "Sempre - Movimento Independente", quer dar continuidade ao projeto de desenvolvimento que iniciou em 2013, centrado na coesão social e territorial, através do investimento material e imaterial, em todas as freguesias.
“Desde o primeiro instante, os presidentes de junta de freguesia deram um sinal inequívoco sobre a importância de darmos continuidade ao projeto de desenvolvimento que definimos para Castelo Branco. Um projeto global, que olha o concelho como um todo, que harmoniza desenvolvimento e sustentabilidade, que concilia inovação e tradição, que perspetiva o futuro com o bom senso e com o conhecimento que só a experiência permite”, afirmou o ex-presidente da Câmara de Castelo Branco na apresentação da sua candidatura.
Luís Correia diz que se candidata para continuar a estratégia de desenvolvimento que tinha definido para o concelho, “para não deixarmos interromper, para não deixarmos morrer, o ciclo de desenvolvimento que Castelo Branco vive”.
“Connosco concretizaremos um dos nossos objetivos, que nos é muito caro: A coesão social e territorial”, afirmou.
O ex-autarca de Castelo Branco diz que está nesta candidatura “sem medo de fantasmas, sem receio de esqueletos fabricados”, que outros tentam trazer para o debate para agitar a campanha eleitoral.
“Fazem-no com uma única intenção: semear a dúvida sobre a minha pessoa, sobre o meu caráter.
E ao mesmo tempo tentam minimizar o trabalho feito nos dois mandatos em que liderei o executivo municipal”, sustentou.
E, sem quaisquer complexos, Luís Correia voltou a reafirmar que “num gesto raro” ou mesmo “inédito” no país, foi punido com perda de mandato “por um mero erro administrativo”.
“Por isso, só por má fé, só por mentira, só por manipulação se pode falar de mim e do meu desempenho enquanto autarca da forma vil com que alguns dos meus opositores o fazem.
E é isso que alguns, que até há dois dias eram defensores e participantes ativos da estratégia de desenvolvimento que temos para o concelho, fazem agora. Agora, apenas numa perspetiva de iludir os albicastrenses, renegam o que foi feito e o que apoiaram, num gesto meramente eleitoralista”, frisou.
O candidato sublinha que o "Sempre - Movimento Independente" tem pessoas com caráter a quem cabe a missão de continuar, “freguesia a freguesia, pessoa a pessoa”, a levar o seu projeto.
Luís Correia diz que esta é uma candidatura que assenta exclusivamente na vontade de trabalhar pelo desenvolvimento e bem-estar dos albicastrenses e da comunidade. Apesar, e para lá de toda a campanha de casos e casinhos, uma coisa vos prometo. Não perderei o ânimo, não perderei as forças, não desiludirei os albicastrenses que nos têm apoiado de forma incansável”, afirmou.
O ex-presidente do município de Castelo Branco diz que tem o privilégio de liderar um movimento que conseguiu mobilizar e congregar pessoas de entre as melhores que a comunidade albicastrense tem e adianta que se candidata “por convicção”.
“Convicção, sem falsas modéstias, de que sou o candidato melhor posicionado, com experiência demonstrada e trabalho feito, para trabalhar pela nossa comunidade, pelo nosso concelho.
Faço-o porque me acompanha um notável conjunto de pessoas que, sem margem para qualquer dúvida, integram as melhores listas concorrentes aos órgãos autárquicos a que nos apresentamos, nas juntas de freguesia, na Assembleia Municipal e na Câmara Municipal”, sublinhou.
Adiantou ainda que há cada vez mais razões para acreditar na vitória e pede a mobilização de todos em torno deste projeto que “nasce das pessoas, com as pessoas e para as pessoas”.
“Contrariamente a outros, não sou uma segunda ou terceira escolha. Não sou uma escolha ao serviço de alguns interesses ou resultante de jogos partidários. Não estou aqui para apresentar medidas avulso, apenas com o objetivo de ganhar as eleições. Outros sim, qual vendedores de ilusões, prometem tudo, sem qualquer pudor, sem noção da realidade em que estamos integrados” sublinhou.
Luís Correia disse que fica também para outros a realização de campanhas baseadas “nos ataques pessoais, na calúnia, na mentira e falsidade”.
“Nós queremos apresentar propostas para o futuro do concelho, nós queremos – repito – fazer política pela positiva. É neste propósito que estamos focados”, concluiu.
Adianta que aquilo que move esta candidatura independente é a convicção de que vale a pena dar continuidade a um projeto de ação desenvolvido nos últimos anos e que não pode ser interrompido, “sob pena de hipotecarmos a qualidade de vida, a prosperidade, o crescimento que desejamos para toda a comunidade albicastrense”.
O cabeça de lista à Câmara Municipal de Castelo Branco pelo "Sempre - Movimento Independente" recusa fazer “politica baixa”.
“Não é essa a nossa forma de estar. Nem na política, nem na vida. Estamos confiantes de que, dia a dia, este movimento continuará a crescer. Porque as ideias que defendemos têm mérito, os objetivos que nos propomos alcançar são essenciais à qualidade de vida na cidade e no Concelho e porque temos orgulho na génese e criação do Sempre - Movimento Independente", afirmou.
Luís Correia enumerou um vasto leque de obras e de todo o trabalho que desenvolveu no município de Castelo Branco ao longo dos últimos sete anos, desde a cultura, a criação de emprego e a instalação de empresas até à situação financeira confortável em que deixou a autarquia.
O apoio à captação de investimento, à criação de postos de trabalho, à dinamização económica e empresarial são outras das prioridades do ex-autarca.
“Não começamos a casa pelo telhado, criando equipamentos de apoio ao consumo sem alicerces sustentáveis, sem uma dinâmica prévia de promoção e atração de visitantes e turistas.
Primeiro vamos continuar a atrair turistas. Primeiro vamos continuar a promover a natureza, a Gardunha, o Tejo Internacional, as barragens e o Ocreza. Primeiro vamos continuar a promover a nossa cultura, os nossos produtos tradicionais, os nossos museus. Primeiro vamos continuar a promover a nossa marca”, concluiu.
Os candidatos às juntas de freguesia são :
Alcains – Mário Rosa
Benquerenças – Anabela Peres
Castelo Branco – João Pedro Delgado
Cebolais de Cima e Retaxo – Miguel Vaz
Escalos de Baixo e Mata – Celso Esteves
Escalos de Cima e Lousa - João Miguel Baltazar
Freixial do Campo e Juncal do Campo – Ernestina Perquilhas
Lardosa – António Sanches
Louriçal do Campo – Pedro João Serra
Malpica do Tejo – José Manuel Galvão
Monforte da Beira – Manuela Nunes
Ninho do Açor e Sobral do Campo – António Marcelino
Póvoa Rio de Moinhos e Caféde – João Paulo Martinho
Salgueiro do Campo – Gilberto Martins
S. André das Tojeiras – Luís Andrade
São Vicente da Beira - João Filipe Goulão
Tinalhas – José Carlos Dé
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet