Por: Diário Digital Castelo Branco
O candidato do CHEGA à Câmara de Castelo Branco, Rui Paulo Sousa, defende que a autarquia deve adotar soluções “integradas” que abranjam idosos e jovens para combater o abandono das aldeias.
“No fundo é voltar a dar vida às aldeias. Parar com o abandono. Já chega de abandono das aldeias”, declarou à Agência Lusa.
No entender de Rui Paulo Sousa, a Câmara de Castelo Branco tem de assumir um “papel essencial” na percussão desse objetivo e adotar medidas “em conjunto” e como um todo.
Entre essas medidas, aponta como prioritária a criação de um serviço domiciliário municipal que conjugue diferentes respostas para os mais idosos, de modo a evitar que estes tenham de sair das terras.
Segundo explicou, o município deve envolver neste processo os parceiros privados e a segurança social, de modo a criar um serviço mais abrangente, que leve respostas até às residências dos idosos.
“Temos de concordar que muitos destes idosos estão em condições, ainda, de estar nas suas casas. Não a viverem completamente sozinhos porque precisam obviamente de um determinado apoio”, disse.
Detalhou ainda essa ajuda pode ser mais especializadas e passar por cuidados de saúde ou centrar-se mais em questões como o tratamento da casa e compra de bens e alimentos e medicamentos.
Outra das propostas que o candidato do Chega defende passa pela criação de uma rede de transportes “mais eficiente”.
“Aí, tem de intervir a Câmara porque compreendemos que por vezes pode não ser rentável para uma empresa privada mandar um autocarro para levar um passageiro ou dois”, apontou.
No conjunto de soluções, Rui Paulo Sousa também inscreve uma maior aposta no turismo rural e ações que levem os jovens até às aldeias e os ajudem a fixar-se aí, nomeadamente com a realização de oficinas de saber ligadas aos produtos típicos de cada localidade.
À semelhança do que já se faz para as empresas, defende ainda incentivos fiscais destinados aos residentes nessas aldeias, tais como uma redução do preço da água ou até do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet