Por: Diário Digital Castelo Branco
Pedro Miguel Rosa é o novo chefe de cozinha do restaurante Pecado, o projeto gastronómico do Convento do Seixo Boutique Hotel & Spa, no Fundão.
Formado pela Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, foi no Hotel Tivoli Lisboa que o Chefe Pedro Miguel Rosa deu os primeiros passos na cozinha. Natural de Lisboa, acabou por se fixar em terras beirãs por motivos profissionais. Pedro Miguel Rosa, para quem a categoria de chef é algo que se vai preparando e trabalhando ao longo da vida, passou por vários projetos em Portugal, e teve ainda uma experiência internacional na Alemanha. No entanto, foi na Covilhã que começou a chefiar cozinhas de grandes grupos hoteleiros.
Influenciado ao longo do seu percurso profissional pelos Chefe Santos Escudeiro, Chefe Silva e pelo Chefe Mário Rui Ramos, Pedro Miguel Rosa tem ainda como referências internacionais nomes como Aimé Barroyer, Grant Achartz, David Muñoz, Martin Berasategui e Rená Redzepi.
Ciente da riqueza gastronómica da região, Pedro Miguel Rosa tem como objetivo primordial evidenciar nos seus pratos aquilo que de melhor a região beirã tem para oferecer.
Com a chegada do outono, o novo chefe do restaurante Pecado trás também uma nova carta elaborada com os melhores produtos que a região tem para oferecer.
Como entrada, o restaurante Pecado conta com o típico presunto da região, juntamente com o azeite e manteiga aromatizada. Contém ainda aveludado de abóbora com noz e quenelle de requeijão, tábua de queijos, ovos cremosos com farinheira e espargos, croquetes de alheira com mostarda e estragão, cogumelos selvagens com mix de salada, e vários petiscos da região servidos com maionese de lima.
Como pratos principais, o Chefe sugere ainda polvo grelhado servido com puré de batata-doce, tomate assado & aioli de coentros, lombo de bacalhau com grão em duas texturas e acelga salteada e, por fim, a truta com migas de tomate coração de boi e presunto beirão. Para os amantes de carne, as sugestões são: carré de borrego com puré de cherovia e molho cardamomo, tornedó de vitela com batata pont neuf e boletos perfumados com trufa, cabrito assado com batatinhas de forno e esparregado, presa de porco preto com puré de feijoca e legumes salteados, javali servido com brás de alheira e redução de vinho do Porto e a típica perdiz com batata, castanha e cogumelos selvagens. A ementa conta ainda com opções vegan.
Para terminar, nada melhor do que a seleção de pecados: pão de ló recheado com queijo da serra e telha de amêndoa, barriga de freira – o típico doce conventual com ovos, pão e amêndoa – pudim de abade priscos, mousse de chocolate, farófias de Santa Luzia, fruta da época, e papas de carolo com gelado de canela.
O restaurante Pecado encontra-se aberto ao público das 12:00 até às 14:30 horas e das 19:30 às 22:00 e está localizado na antiga capela mor do Convento de Nossa Senhora do Seixo.
O valor médio de cada refeição ronda os 25,00€
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet