Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Economia 1 de novembro de 2021

Idanha-a-Nova: ESGIN "Repensa a agricultura: solo, ideias e ações" no dia 6 de Novembro

Por: Diário Digital Castelo Branco

As “Grow Workshops”, iniciativa de capacitação e sensibilização gratuita, patrocinada pela maior rede Europeia de inovação alimentar, EIT Food, está a ser dinamizada em Portugal pelo Food4Sustainability CoLAB e pela BGI - Building Global Innovators, que será apresentada na Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova (ESGIN). 

Com registo prévio e obrigatório, até dia 3 de novembro, as Grow Workshops são destinadas a agricultores, produtores, Pequenas e Médias Empresas (PMEs) que atuam no sector primário da produção alimentar. Esta iniciativa está dividida em duas sessões (6 e 27 de Novembro), que têm como objetivo debater e repensar as práticas e técnicas utilizadas no campo e explorar novos modelos de negócio baseados nas novas potencialidades e tecnologias, assim como, estabelecer uma rede de contactos dentro do ecossistema da sustentabilidade europeia.

A primeira sessão, dia 6 de Novembro, às 09:00 horas, em oito locais do território Português - Repensar a agricultura: solo, ideias e ações procura alertar para os efeitos de práticas agrícolas pouco sustentáveis nos solos e apresentar casos inspiradores de resposta aos desafios nesta área.

Em formato híbrido, os participantes poderão assistir remota ou, presencialmente em diversos locais do país como Idanha-a-Nova, Évora, Torres Vedras, Golegã, Matosinhos, S. Pedro do Sul, Guarda ou ViseuRegiste-se aqui e escolha o local onde quer participar.

Será possível observar casos estudo em alguns territórios, assim como, presenciar alguns, através de visitas de campo. Serão apresentados casos de estudo relevantes e de sucesso do território português, tais como na Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova onde se quer demonstrar que acompanhar o olival tradicional se torna um exemplo de sustentabilidade da região. Em Torres Vedras onde se vai visitar a Quinta do Pinto, um exemplo de saberes no cuidado ao solo em vinha. Em Évora vai-se proceder à visita da Quinta da Golhelha, e verificar o estado de um solo sem mobilização há mais de 10 anos. Na Golegã visita-se a Quinta Feliz, um dos projetos pioneiros em Portugal de AgroFloresta. Em São Pedro do Sul vai-se acompanhar o trabalho da LafoBio na produção orgânica de vegetais. E conhecer o projeto europeu MaisSolo e como a Biodiversidade pode ser combinada com uma produção intensiva guiados pela história da Quinta da Cholda.

Portugal não será o único anfitrião europeu deste programa. As Grow Workshops serão também organizadas em França, com a colaboração do parceiro Vitagora, um cluster de inovação agroalimentar francês que liga um conjunto de empresas associadas a parceiros de inovação.

O público interessado pode consultar mais informações através do website da iniciativa.

 

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!