Por: José António Baleiras
O Dia da Defesa Nacional é parte ativa na vida dos jovens portugueses que completam 18 anos de idade e Diretor-Geral de Recursos da Defesa Nacional, Vasco Hilário, deslocou-se a Castelo Branco, esta 3ªfeira, dia 2 de Novembro, para comemorar a sua 17ª edição e assinar um protocolo de colaboração das Forças Armadas com a Câmara Municipal.
O protocolo, que tem como objetivo inserir a capital de distrito Castelo Branco na Rede e Centro de Divulgação da Defesa Nacional para aproximar a Defesa Nacional das comunidades jovens, foi firmado pelo presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, na presença do vice-presidente, Hélder Henriques, no Salão Nobre dos Paços do Município.
O presidente da Câmara, agradecendo a presença do Diretor-Geral de Recursos e assinalar o Dia da Defesa Nacional em Castelo Branco com acolhimento dos primeiros jovens do Distrito que completam 18 anos de idade, destacou a oportunidade que os três ramos das Forças Armadas Portuguesas podem representar para o seu futuro, numa iniciativa conjunta da Direção-Geral da Defesa Nacional e com o acolhimento da Câmara Municipal. “Em boa hora o executivo camarário acolheu esta proposta que é importante para a cidade e também relevante para os jovens que através deste Dia da Defesa Nacional têm contacto com aquilo que são os diferentes ramos das Forças Armadas Portuguesas, a sua área de intervenção e aquilo que poderá ser um futuro profissional e também o conhecimento da dinâmica da Defesa Nacional e tudo o que ela implica,” declarou Leopoldo Rodrigues.
Ao recordar os tempos em que os jovens tinham que ir ao Campo Militar de Santa Margarida à inspeção militar e os tempos em que a cidade tinha dois quartéis militares, o movimento económico e social que os soldados imprimiam à dinâmica da cidade, o presidente da Câmara Municipal, agradecendo a Vasco Hilário a comemoração do Dia da Defesa Nacional em Castelo Branco, referiu-se ao centro de recrutamento que ainda existe na cidade.
Já Vasco Hilário, no uso da palavra, disse que o Dia da Defesa Nacional é um momento de aproximação do estado com a sua população mais jovem, em que o Estado no sentido mais lato, envolve na Defesa Nacional entidades que incrementam politicas direcionadas para a juventude, nomeadamente as autarquia locais. “É um momento em para os jovens simboliza a tomada de consciência de uma cidadania assente em direitos e deveres que, para as diversas entidades envolvidas representa a concretização de tudo o que a defesa nacional envolve. Hoje o Dia da Defesa Nacional chega a Castelo Branco através de um projeto que esta Câmara Municipal acarinhou e apoiou de forma determinante. Um projeto com o qual se pretende aproximar mais a Defesa Nacional dos cidadãos, nomeadamente os mais jovens, e estreitar laços com as comunidades locais. Por isso tenho a agradecer ao senhor presidente e à sua equipa e, também, fazer uma referência muito especial à anterior equipa que permitiu os primeiros passos utilizados neste projeto e não ter hesitado na criação deste projeto e ter criado todas as condições para que Castelo Branco passa-se a fazer parte da Rede e Centro de Divulgação da Defesa Nacional”, afirmou o Diretor-Geral de Recursos da Defesa Nacional. Até ao final desta 17ª edição, Vasco Hilário e a equipa que o acompanha, vai estar em Castelo Branco 32 dias, e irá acolher mais de três mil jovens do Distrito de Castelo Branco.
No âmbito de aprestar os três ramos das Forças Armadas, o Diretor-Geral, acompanhado de Hélder Henriques, esteve com os jovens do Distrito de Castelo Branco no Cine-Teatro Avenida indo depois para a Base de Apoio Logístico albicastrense onde estiveram dispositivos em exposição e elementos representativos dos vários ramos das Forças Militares a prestar informações e esclarecimentos úteis aos futuros mancebos presentes.
A Necessidade de aproximar a Defesa Nacional das comunidades jovens, sejam elas locais ou regionais, têm como objetivo desenvolver um conjunto de atividades destinadas a sensibilizar os jovens da importância da Defesa Nacional e para o papel e missão das Forças Armadas Portuguesas.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet