Por: Diário Digital Castelo Branco
A Ribeira da Sertã voltou este sábado, dia 13 de novembro, a ter sinais graves de poluição no seu leito que passa pelo centro da vila.
Alguns membros do Bloco de Esquerda (BE) da Sertã confirmaram no local que a água se apresentava com sinais de óleo e com inúmeras manchas brancas ao longo de um bom percurso da ribeira.
Os bloquistas lembram, em nota de imprensa enviada ao Diário Digital Castelo Branco, que os episódios de poluição neste curso de água são recorrentes e prejudicam seriamente a qualidade da água e da fauna e flora envolvente, tal como mancha a boa imagem que a vila possa ter e o bem-estar de quem ali reside.
"É inconcebível que depois de tantos anos, tantas denúncias do BE, sobretudo nos últimos anos, ainda não se tenha conseguido chegar à origem da poluição, o que revela uma certa inoperância e desleixo das entidades competentes" lê-se no texto.
O BE afirma que continuará a zelar pela conservação e proteção de um bem como o é o ambiente. Continuará atento a todos os vestígios de poluição que possam surgir no concelho, protegendo assim a fauna, a flora e as populações.
O Bloco também deu conta da situação às entidades competentes, nomeadamente à Agência Portuguesa do Ambiente, ao SEPNA-GNR e à Câmara Municipal da Sertã.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet