Por: Diário Digital Castelo Branco
A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Beira Baixa revela que a Infraestruturas de Portugal (IP) garantiu o lançamento do concurso público para o projeto de execução do IC31 até ao final do ano.
Em nota de imprensa enviada ao Diário Digital Castelo Branco, a CIM da Beira Baixa (CIMBB) refere que reuniu com a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, o secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, e a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Isabel Damasceno, para fazer um ponto de situação sobre o projeto do IC31.
O projetado IC (itinerário complementar) 31 pretende ligar a A23, na zona de Alcains (Castelo Branco) à fronteira com Espanha, nas Termas de Monfortinho (Idanha-a-Nova), numa extensão de mais de meia centena de quilómetros.
Assegura ainda a ligação da Beira Baixa aos principais eixos urbanos do país, através da sua articulação com o IP2.
“Na reunião, a Infraestruturas de Portugal (IP) garantiu estar em condições de lançar o concurso público para a elaboração do projeto de execução do IC31 até ao final deste ano”, lê-se na nota.
Segundo a CIMBB, este é um projeto “há muito ambicionado” e vai contribuir para “aproximar a Beira Baixa à Estremadura e trazer nova centralidade ao território no contexto da Península Ibérica, contribuindo para que a fronteira se torne um fator de união entre Portugal e Espanha”.
Além disso, trará melhorias na mobilidade transfronteiriça, na redução de custos de contexto, aumentando a competitividade das empresas do território e melhora as condições de circulação e segurança, com impacto ambiental mínimo para a população.
O IC31 esteve, inicialmente, incluído no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), mas foi excluído do mesmo durante as negociações com a Comissão Europeia.
Compreendendo a importância desta ligação, o Governo autorizou a IP a desenvolver os procedimentos necessários para a sua implementação.
“Depois de elaborado na sequência deste concurso público a lançar até ao final do ano, o projeto será alvo de Avaliação de Impacto Ambiental. Está previsto que o concurso para a obra possa ser lançado no segundo trimestre de 2024 e que a intervenção esteja concluída até 2026”, conclui.
A CIMBB integra os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet