Por: Ivo Vladimiro
Cerca de três centenas de militares do Exército Português vão participar, em Vila Velha de Ródão e Abrantes, no Exercício FÉNIX 21, que decorrerá de 20 a 26 de Novembro.
A apresentação teve lugar esta 6ªfeira, dia 19 de Novembro em Vila Velha de Ródão, na Casa de Artes e Cultura do Tejo, em conferência de imprensa, na presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, do Comandante das Forças terrestres, Tenente-General António Martins Pereira e do Comandante Operacional Distrital de Castelo Branco, Francisco Peraboa.
O General do Exército António Martins Pereira é o responsável pelo exercício Fenix 21 que irá decorrer em Vila Velha de Ródão nos dias 23, 24 de Novembro. No dia 25 de Novembro às mais altas patentes do País estarão no local também o estado-maior do Exército e outras entidades para assistirem ao exercício.
O General sublinha que é importante a capacidade [prontidão] de ter uma resposta oportuna e em tempo para chegar à zona de intervenção [catástrofe]. No caso de Vila Velha de Ródão será simulado um sismo.
Este exercício tem como objetivo testar a capacidade do Exército português no âmbito do Apoio Militar de Emergência e envolveu cerca de 300 militares do Exército com o apoio de 60 viaturas técnicas.
No decorrer deste exercício haverá diariamente um Boletim informativo das zonas onde irão decorrer os treinos para que a população não se assuste nem fique alertada.
O Exercício FÉNIX 21 visa treinar e testar a capacidade de planeamento e resposta do Exército a uma hipotética situação de emergência, que coloque em causa a proteção e salvaguarda de pessoas e bens, tendo por base os potenciais pedidos de apoio da estrutura de Proteção Civil, no âmbito dos Planos de Emergência de Proteção Civil aplicáveis.
O cenário do Exercício FÉNIX 21 baseia-se na ocorrência de um sismo cujos efeitos se fazem sentir em Vila Velha de Ródão, assim como em outras regiões não incluídas no cenário. Considerando que os Agentes de Proteção Civil e outros Organismos e Entidades de Apoio se encontram a desenvolver as suas atribuições, de acordo com os Planos de Emergência de Proteção Civil aplicáveis, o cenário prevê a solicitação de apoio ao Exército, de acordo com os os referidos planos.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet