Por: Ivo Vladimiro
Foi em 2005 que a Assembleia Geral das Nações Unidas reconheceu a importância de decretar o "Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada", assinalado todos os anos no terceiro domingo de Novembro.
Trata-se de uma forma de promover ações de sensibilização e de prevenir a ocorrência de acidentes e vítimas.
Em Cebolais de Cima o dia foi assinalado, este domingo, dia 21 de Novembro, com a organização de uma pequena mas importante campanha de sensibilização. A Organização deste dia pela parte da Associação de Motociclistas Cristãos -Castelo Branco (AMCCB) sediada em Cebolais de Cima que convidou várias entidades a falarem sobre a importância da prevenção e sensibilização rodoviária.
O Capitão Ferreira, do Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Castelo Branco, frisou a importância da iniciativa para sensibilizar as pessoas para os acidentes a velocidade é um dos principais motivos. Onde existem mais sinistros e dentro das cidades e os despistes são os mais comuns.
Para o representante do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e o representante dos Bombeiros Voluntários de Castelo Branco os principais fatores dos acidentes é humano que muitas vezes se cruza na estrada. O álcool também é um problema nas estradas.
Para o INEM nas suas operações as mais graves são as de velocidade, a energia cinética provocada por um embate, é enorme e os órgãos internos sofrem com esse embate e essas lesões são as mais graves de tratar.
O responsável do INEM fez um apelo aos motociclistas que muitas vezes são os primeiros a chegar ao acidente de um colega.
Para tomarem ações imediatas até a chegada dos meios a principal é manter a calma e chamar o 112 e manter a segurança dele próprio e do sinistrado.
É importante no local do acidente nunca mexer na vítima e principalmente nunca tirar o capacete de um motociclista. É importante não o fazer sem ter conhecimentos de suporte básico de vida.
Humberto Carvalho do Automóvel Clube de Portugal (ACP) diz mostra que as estatísticas apesar de serem de 22% parecerem ser boas mas em anos de pandemia quando a mobilidade reduziu para 30% o número já não é assim tão bem visto. E deixou uma pergunta: será que são bons condutores? Se sim porque não são pilotos de automobilismo??
Claramente as estradas não são pistas. E temos de pensar nos outros que também circulam na mesma estrada.
Para o Motoclube da Covilhã - Lobos da Neve é importante sensibilizar os motociclistas para terem cuidados. A sensibilização dos mais jovens é importante nas escolas com o PSR14 programa que desenvolveram com as escolas.
A missão dos motoclubes é sensibilizar e chegar mais perto das pessoas.
Para Manuel Alexandre Martins Dias, presidente do AMCCB, este evento foi uma forma de sensibilizar as pessoas para a importância e cuidados que todas as pessoas devem ter quando andam na estrada e como motoclube também chegar aos mais jovens que agora podem ter a carta de mota aos 16 anos do perigo que correm nas estradas quando têm atitudes menos corretas para com os outros veículos.
A campanha de sensibilização terminou com um minuto de silêncio e com flores depositadas no chão, com simbolismo num local junto à Associação em Memória das Vítimas da Estradas.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet