Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 25 de novembro de 2021

Castelo Branco: Recolhidas 412 toneladas de equipamentos elétricos, lâmpadas e pilhas no distrito

Por: Diário Digital Castelo Branco

Nos primeiros dez meses de 2021 foram recolhidos, no distrito de Castelo Branco, 412 mil quilos de lâmpadas, pilhas e equipamentos elétricos, mais do que em todo o ano de 2020, informou a Eletrão-Associação de Gestão de Resíduos.

A Eletrão, em resposta à agência Lusa, refere que nos primeiros dez meses de 2021, “já recolheu, no distrito de Castelo Branco, mais lâmpadas, pilhas e equipamentos elétricos do que em todo o ano de 2020”.

Entre janeiro e outubro de 2021, a entidade responsável por três dos principais sistemas de recolha e reciclagem de resíduos reuniu um total de 412.208 quilos, dos quais 391.398, de equipamentos elétricos usados, 12.043 de lâmpadas e 8.767 de pilhas.

“Estes números representam um ligeiro aumento face aos 410.693 quilos de resíduos recolhidos no distrito de Castelo Branco entre janeiro e dezembro de 2020”, sustenta.

Segundo o Eletrão, no ano passado, foram recolhidos 396.581 quilos de equipamentos elétricos usados, 9.769 de lâmpadas e 4.343 quilos de pilhas.

Quanto ao fluxo das embalagens, no âmbito do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE), a retoma é efetuada nos locais de recolha dos Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU), pelo que o Eletrão não dispõe de informação detalhada por distrito ou concelho.

O Eletrão – Associação de Gestão de Resíduos é a entidade responsável por três dos principais sistemas de recolha e reciclagem de resíduos: embalagens, pilhas e equipamentos eléctricos usados.

Gere uma rede de recolha de equipamentos elétricos e pilhas usadas com mais de 7.000 locais de recolha dispersos por todo o território nacional e é também responsável pela reciclagem de embalagens em todo o país.

A sua principal missão é assegurar a reciclagem dos resíduos recolhidos, contribuindo para a minimização do impacto ambiental e para um reaproveitamento dos materiais que os constituem promovendo a economia circular.

Desenvolve ainda diversas campanhas de comunicação e sensibilização com o objetivo de promover uma maior consciencialização ambiental e uma mudança de comportamentos, de que se destacam o Quartel Eletrão, a Escola Eletrão e o TransforMAR. 

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!