Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 30 de novembro de 2021

Legislativas: Cristina Guedes é a cabeça de lista do BE por Castelo Branco

Por: Diário Digital Castelo Branco

A professora Cristina Guedes, 54 anos, é a cabeça de lista do Bloco de Esquerda (BE) pelo círculo eleitoral de Castelo Branco às eleições legislativas de 30 de janeiro para “responder pelo povo” do distrito. 

“Porque vivemos cá, sabemos o que se passa com todos nós. Somos o nosso povo e é por nós que respondemos”, declarou a candidata à Agência Lusa.

Membro da Comissão Coordenadora Distrital de Castelo Branco do BE e do Núcleo Concelhio do Fundão, Cristina Guedes também é eleita na Assembleia Municipal do Fundão, desde 2017, tendo o seu nome sido aprovado por unanimidade para encabeçar a lista no BE no círculo de Castelo Branco, segundo divulgou o partido.

Cristina Guedes salientou que a candidatura terá como linhas orientadoras questões que continuam por resolver ou outras que têm sofrido com respostas vagas nas áreas da mobilidade, saúde, emprego, ambiente, educação e proteção civil.

A candidata destacou a situação dos transportes coletivos no distrito, que “empurram o território para a sua falência”, dado que “as populações não têm transportes com horários que respondam as suas necessidades básicas, além dos custos serem elevados”.

“Por isso, defendemos a revisão do PART - Programa de Apoio à Redução Tarifária, porque o dinheiro que as câmaras municipais têm que pagar ainda é muito elevado, especialmente para autarquias com a dimensão das nossas”, acrescentou.

No ambiente, frisou as questões de poluição nos rios Zêzere, Tejo e Ocresa, e destacou que o BE tem estado atento a estas situações, além de estar ao lado das populações no que concerne à exploração de lítio prevista para a Serra da Argemela, que abrange os concelhos da Covilhã e do Fundão e que tem sido amplamente contestado.

“Exigimos que estes processos sejam transparentes e que respeitem a população residente, que vive a escassos metros da alegada exploração mineira”, afirmou.

Nos compromissos inscreve ainda a luta pela manutenção da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova, pela abertura de mais creches e por respostas de saúde capazes.

“Incentivos reais e concretos” para a fixação de empresas e pessoas, a abolição das portagens na A23 e a construção do IC31 são reivindicações que também apresentou.

O círculo eleitoral de Castelo Branco elege quatro deputados à Assembleia da República, lugares que têm sido ocupados pelo PSD e pelo PS. Atualmente, os socialistas têm três eleitos e os sociais-democratas um.

O Presidente da República convocou eleições legislativas antecipadas para 30 janeiro de 2022 na sequência do "chumbo" do Orçamento do Estado do próximo ano, no parlamento, em 27 de outubro.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!