Por: Diário Digital Castelo Branco
O sociólogo Jorge Fael vai ser o cabeça de lista da Coligação Democrática Unitária (CDU) pelo distrito de Castelo Branco nas legislativas de 30 janeiro com o compromisso de continuar a defender “intransigentemente” os direitos da população.
“O compromisso que assumo é o de, como sempre fiz, defender intransigentemente os direitos da população, os serviços públicos de qualidade para todos, os salários decentes e dignos, e trabalho com direito. É por essas causas que a CDU se bate e que eu continuarei a bater-me na Assembleia da República, se for esse o entendimento do povo no distrito”, disse o candidato, em declarações à agência Lusa.
Com 51 anos, Jorge Fael é membro da Direção da Organização Regional de Castelo Branco do PCP e já foi candidato noutros atos eleitorais, voltando agora a aceitar o desafio de encabeçar o projeto da CDU para levar a voz do distrito e as propostas das suas gentes à Assembleia da República.
O candidato salienta, que apesar de atualmente a CDU não ter nenhum eleito pelo círculo de Castelo Branco, o grupo parlamentar do PCP sempre fez um esforço para manter as preocupações da região na agenda, apresentando propostas e soluções.
“A CDU tem estado sempre ao lado dos pequenos e grandes combates da região, seja em defesa do trabalho, dos rendimentos, da mobilidade e dos transportes, da defesa dos serviços públicos e das funções sociais do Estado, seja propondo a melhoria das condições de vida e do trabalho sem as quais não é possível fixar população e impedir a sangria demográfica”, acrescentou.
Com mais um combate pela frente, Jorge Fael frisa que muitas das soluções necessárias para a região estão encontradas e que só falta a sua implementação, apesar dos esforços do PCP para que tal mude.
“Não é possível termos um distrito fragmentado em três comunidades intermunicipais e continuar com a regionalização na gaveta. Não é possível continuar, através de manobras e de meias tintas, a enganar as populações naquilo que diz respeito às portagens. É preciso abolir, o quanto antes, as portagens”, frisou.
Jorge Fael promete ainda “voz firme” para evitar que a “lógica predadora” das explorações mineiras se instale na região, com destaque para o processo de concessão de uma exploração de lítio prevista para a Serra da Argemela, que abrange os concelhos da Covilhã e Fundão.
Nas últimas legislativas, em 2019, o PS foi o vencedor no círculo eleitoral de Castelo Branco, com a eleição de três deputados, seguindo-se o PSD com um.
O Presidente da República convocou eleições antecipadas para 30 janeiro, na sequência do chumbo pelo parlamento do Orçamento do Estado para 2022, em 27 de Outubro.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet