Idanha-a-Nova: ESGIN acolhe lançamento do livro "A Bola e pássaro"

No âmbito do Projeto Todos Juntos Podemos Ler da Rede de Bibliotecas Escolares, em parceria com a DGE e o PNL2027, decorreu, no passado dia 9 de dezembro, no Auditório Professor Domingos Rijo, da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova (ESGIN), o lançamento do livro "A Bola e Pássaro", com texto de Celeste Gonçalves e ilustração de Sandra Serra, editado pela Flamingo. 

  • Cultura
  • Publicado: 2021-12-14 23:16
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Este livro foi produzido no âmbito do Projeto Ler Sem Palavras, um projeto dinamizado e coordenado pela professora bibliotecária Carla Ribeiro, do Agrupamento de Escolas José Silvestre e Ribeiro de Idanha-a-Nova. Este livro conta com duas versões, uma com texto e ilustrações e outras com texto, ilustrações e pictogramas, numa perspetiva de desenvolvimento da literatura inclusiva através da Comunicação Aumentativa e Alternativa. Esta versão, em pictogramas, editado pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova com a chancela da ARASAAC (Centro Aragonês de Comunicação Aumentativa e Alternativa) de distribuição gratuita, encontra-se disponível para descarregar e permitir a sua impressão através da seguinte ligação:  Livro em pictogramas ou através da página em eLiteracias.   

A sessão teve início com um momento cultural com a participação dos alunos da Casinha da Música, que presentearam-nos com duas musicas. 

A destacar que só foi possível concretizar este projeto através de uma estreita colaboração e parcerias com diversas entidades que se destaca, a Direção do Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro, a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, a União de Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes, a ARASAAC, as autoras, Celeste Gonçalves e Sandra Serra e a professora Maria Nascimento. 

O Presidente da Câmara, Armindo Jacinto destacou a importância deste projeto, a relevância das parcerias estabelecidas e a valorização da comunidade local, este projeto vai ao encontro das linhas definidas pela autarquia para a educação integral de todos os indivíduos no concelho de Idanha-a-Nova. D

Já o Diretor do Agrupamento, Paulo Frias manifestou a sua satisfação por este projeto desenvolvido pela biblioteca escolar numa perspetiva inclusiva salientando que o mesmo já vinha a decorrer com a direção anterior em que a biblioteca organizou o seu fundo documental com a aplicação do sistema ColorADD.  

A Professora Maria Nascimento apresentou a obra, a sua adaptação para a Comunicação Aumentativa e Alternativa. pictogramas.

Para a autora, Celeste Gonçalves “Dar a esta pequena e simples história um sentido universal, foi também um desiderato. Por isso, o pássaro leva a bola até outros locais do Mundo. As crianças perceberão que o que nos torna felizes pode e deve ser partilhado. Perceberão, até pela ilustração, que o Mundo é vasto e que não vivemos num espaço fechado e limitado, olhando para ele e acautelando apenas os nossos interesses. O Pássaro é protetor; A bola é um elemento universal de prazer e alegria, proporcionando a interação e o convívio entre as crianças e os seres humanos em geral.

Uma vez criada a história, corporizado o texto, havia que transpô-lo para a linguagem simbólica de pictogramas. Que nenhuma criança, nenhum jovem ou adulto fique excluído do prazer de ler. Tenha-se consciência de que existe uma pluralidade de leituras. São possibilidades, potencialidades nos recursos, que permitem que todos sejam incluídos e possam fruir e aprender com a leitura e com a escrita. É dever civilizacional, respeitar os direitos elementares dos seres humanos, e nestes, em particular, os das crianças, conferindo a todas, sem exceção, a mesmas oportunidades. Sublinha-se, a oportunidade de se sentirem úteis e integrados, felizes, de modo a desfrutarem do que a vida e a literatura em particular, sem esquecer a ilustração, lhes possam oferecer.”    

Da intervenção da Srª Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, Manuela Pargana Silva, destaca-se algumas palavras que escreveu no prefácio da obra, "A Bola e o Pássaro” mostra-nos, de uma forma muito bela, o lugar de sonho da nossa vida, e o modo como todos nós, habitantes deste planeta, podemos tornar os nossos sonhos realidade e como, todos juntos, facilitaremos a sua concretização. E as histórias são tão mais importantes quanto maior for a colaboração e a partilha”

O Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro, de Idanha-a-Nova, desenvolve um trabalho de articulação bem evidente nesta publicação, porque contou com o apoio e envolvimento do Município e como o da Junta de Freguesia, porque a autora é professora no Agrupamento e assumiu, em parceria com a biblioteca escolar, o desafio da leitura como fator essencial no sucesso das aprendizagens porque o livro foi traduzido em símbolos pictográficos para a comunicação, alargando-se assim a oportunidade de leitura, de imaginação e de fruição a um maior número de leitores. São estas histórias que enchem de encanto as bibliotecas, como as que integram o projeto Todos Juntos Podemos Ler, ao adotar a inclusão como atitude cultural determinante. Cada história lida ou ouvida desafia-nos a conhecer o outro, a descobrir-nos e a transformar-nos”.

E como AE de Idanha-a-Nova deseja ter novos desafios e continuar a transformar, novos reptos se patenteiam, este projeto, esta obra editada, irá avançar para outras adaptações, noutros formatos, em língua gestual portuguesa, em formato audiolivro e em braille, através de uma estreita colaboração com o Agrupamento de Escola Afonso de Paiva em Castelo Branco. 

A sessão terminou com a oferta de exemplares dos livros a todas as bibliotecas e de um Porto de Honra oferecido pelo Município de Idanha-a-Nova.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB