Por: Diário Digital Castelo Branco
A Câmara de Municipal de Idanha-a-Nova, aprovou um orçamento no valor de 25,7 milhões de euros para 2022, montante exactamente igual ao que executou este ano, com o Diário Digital anunciou na altura http://www.diariodigitalcastelobranco.pt/noticia/55298/idanha-a-nova-orcamento-municipal-cresce-para-apoiar-familias-e-empresas-em-2021
“É um orçamento que materializa a nossa estratégia de crescimento para o concelho de Idanha-a-Nova, sempre na perspetiva de contrariar o maior desafio das regiões do interior, que é fazer face ao despovoamento. Para isso, as prioridades são a criação de riqueza e emprego e a fixação de pessoas dando-lhes qualidade de vida”, refere, em comunicado enviado ao Diário Digital Castelo Branco, o presidente do município Armindo Jacinto.
O orçamento foi aprovado, por maioria, na última reunião de Câmara, com duas abstenções dos vereadores do Movimento para Todos, tendo agora que ser votado pela Assembleia Municipal de Idanha-a-Nova.
Armindo Jacinto realça que os números oficiais mostram que a estratégia delineada pelo seu executivo está a dar frutos: “em 2019 e em 2020 os fluxos migratórios foram positivos e a expectativa é que continuem positivos nos próximos anos”.
Adianta ainda que atualmente, Idanha-a-Nova tem o reconhecimento internacional como território UNESCO e Biorregião, distinções que criaram um conjunto de oportunidades em atividades económicas como o turismo, hotelaria, restauração, animação turística, comércio, artesanato, agroalimentar, economia cultural e economia social.
“Estamos também a conseguir captar novas empresas, facto que é comprovado pelos dados das entidades que medem o desempenho dos municípios e colocam Idanha na melhor posição de sempre na atratividade de investimento, nas condições de vida e na captação de visitantes e turistas”, sustenta o autarca.
Apesar dos vários indicadores que mostram que o concelho de Idanha-a-Nova “está no bom caminho”, Armindo Jacinto sublinha que “há muito trabalho ainda por fazer e apesar dos números animadores é preciso continuar o processo de desenvolvimento sustentado do concelho”.
“O orçamento para 2022 é, assim, o orçamento de uma Idanha que é solidária com os idanhenses, na coesão económica e social, nas áreas da educação, da saúde, da habitação e da segurança”, conclui.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet