Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 19 de dezembro de 2021

Natal 2021: Albicastrenses já podem acender e partilhar a "Chama de Belém"

Por: José António Baleiras

Os Escuteiros do Agrupamento 160 do Corpo Nacional de Escutas de Castelo Branco partilharam nas missas proferidas em todas as igrejas albicastrenses este domingo, dia 19 de Dezembro, a 'Chama de Belém' que trás à comunidade cristã a 'Luz da Paz'. 

O Diário Digital Castelo Branco (DDCB) esteve presente na partilha feita na Igreja de Nossa Senhora do Valongo, situada no bairro albicastrense com o mesmo nome, cuja chama foi acolhida pelo pároco Nuno Folgado e estará disponível a todos os crentes para a levarem para os seus lares e com ela iluminarem esta época natalícia. 

Ao contrário do ano passado, cuja sagrada chama veio de Vila Real devido à pandemia como o DDCB na altura noticiou https://www.diariodigitalcastelobranco.pt/noticia/55445/covid-19natal-2020-chama-de-belem-chega-a-castelo-branco-vinda-de-vila-real, em 2021 a cerimónia nacional de receção e partilha da 'Chama de Belém' decorreu em Setúbal, no dia 12 Dezembro, onde a delegação da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, presidida pelo padre Carlos Almeida e na qual participou uma delegação do Agrupamento 160 do Corpo Nacional de Escutas albicastrense, que a trouxe para distribuir pela comunidade cristã de Castelo Branco. 

Neste momento todos os que desejarem ter esta chama em suas casas, poderão levar candeeiros ou lamparinas para serem acesos nas igrejas ou mesmo nas missas precedentes ao dia de Natal.

De recordar que desde 1989 que a Televisão Pública austríaca, em conjunto com os escuteiros e guias austríacos, elegem uma criança que transporta todos os anos a Luz da Paz (Chama) desde Belém (Palestina/Cisjordânia) até à capital daquele país. Esta criança desloca-se até à gruta de Belém e recolhe a chama que será transportada até Viena, onde se realiza uma cerimónia religiosa de intenso simbolismo na qual a chama é partilhada por delegações de escuteiros de vários países.

É a esta cerimónia que o Corpo Nacional de Escutas Católico Português já se associa há muito tempo com o objetivo de trazer a chama para Portugal.  “Unidos na Luz, Unidos na Esperança” é o lema que os escuteiros de todo o mundo receberam e vão distribuir a Luz da Paz de Belém a todos quantos a queiram receber em suas casas, no seio das suas famílias.

Neste ano, mais uma vez diferente, as celebrações e tradições natalícias serão adaptadas às contingências que a Direção Geral de Saúde (DGS) impõem, e a chama carregada de simbolismo que acende os Madeiros, talvez não o faça este ano de novo devido à pandemia. 

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!