Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 20 de dezembro de 2021

Misericórdia do Fundão vai investir 7,5 M€ no apoio aos idosos

Por: Diário Digital Castelo Branco

Santa Casa da Misericórdia do Fundão (SCMF) vai avançar com um investimento global de 7,5 milhões de euros, que visa alargar e modernizar os serviços de apoios aos idosos, bem como implementar novas valências.

Na nota de imprensa enviada à agência Lusa e subscrita pelo provedor da SCMF, Jorge Gaspar, refere que esta aposta tem as respetivas candidaturas aprovadas no âmbito do PARES 3.0 - Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais de 3ª Geração.

Salientando que se trata de uma “excelente notícia”, aquela organização também refere que o investimento abarca a revitalização e alargamento do Lar da Misericórdia e as obras de adaptação do Hotel Sénior Príncipe da Beira, ambos na cidade do Fundão.

“Os dois projetos em apreço terão uma comparticipação global de 5 milhões de euros, sendo que o investimento total é superior a 7,5 milhões de euros”, detalha.

De acordo com o previsto, o Lar da Misericórdia, que desenvolve a sua atividade num edifício com capacidade para 86 utentes, será alvo de uma reestruturação e ampliação, passando a dispor de um total de 100 camas em estrutura residencial para idosos (ERPI) e de um novo serviço de apoio domiciliário para 70 utentes.

A reconversão do espaço também permitirá passar dos atuais 50 para 60 postos de trabalho.

“A alteração agora aprovada permitirá alargar as áreas de intervenção social através da abertura de novas alas para utentes, cujo foco de intervenção assentará nos domínios da demência e outras doenças do foro mental. Será, pois, uma resposta social inclusiva que irá atenuar as necessidades sociais no concelho do Fundão”, acrescenta.

No que concerne ao Hotel Sénior Príncipe da Beira, a verba aprovada destina-se à reconversão do equipamento, que foi adquirido pela SCMF em dezembro de 2020 e que terá capacidade para 104 utentes em ERPI e seis apartamentos seniores a localizar nos três pisos do hotel.

“Serão criados 55 postos de trabalho, entre ajudantes de ação direta, pessoal em funções de cozinha e lavandaria, auxiliares administrativos, técnicos e profissionais de saúde”, refere a informação, especificando que todos os trabalhadores serão alvo de formação em geriatria, bem como nas vertentes cognitivas, terapia clínica, farmacológica e não farmacológica, de neuroestimulação de competência relacional e de gestão.

“Com esta ERPI pretendemos prestar serviços especializados e personalizados potenciando o bem-estar, autonomia e convívio familiar, constituindo um exemplo de centro residencial para a terceira idade. Trata-se de um projeto que irá responder a diversas necessidades, potenciando o envelhecimento ativo, estimulação cognitiva, aperfeiçoamento de línguas estrangeiras e de informática”, aponta.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!